04 abril 2010

Photoshop-me!



A verdade por detrás do retoque digital utilizado nos modelos e celebridades favoritas!
por Vanesa Hochwarter/tradução: Kelly Santos

Quanto tempo passou desde a última vez que você viu uma beldade natural posando para uma capa de revista? Tic Tac tac tic tac tic. O tempo voa, inevitavelmente, e o programa de Photoshop vem ultrapassando todos os limites. O photoshop pode Reduzir a sua cintura, aumentar o tamanho do seu peito, deixar os lábios finos carnudos ... e dar um toque UP em sua imagem!

Atualmente quase não existe uma foto ou imagem que não tenha sido beneficiada com um bom retoque antes de serem publicados nos meios de comunicação, estúdios de fotografia, revistas, jornais, sites e agências de publicidade, todos usam este programa para "enfeitar" os detalhes que a espontaneidade da foto não possui, apesar das luzes e filtros.

Enquanto isso, políticos modelos, atores aproveitam-se destes recursos para exibir- se em suas campanhas com a finalidade de melhorem suas imagens: Bem-vindo ao artifício digital que age mágicamente sobre as imperfeições naturais e contribui para a construção de estereótipos idealizados pela sociedade!

Como isso funciona?
Em uma primeira etapa a fotografia em questão é digitalizada e enviada a um computador e então você pode "trabalhar" a imagem na tela do computador e começar a transformação : "jogue fora aquelas rugas, diminua a cintura e aumente a nádega esquerda, afine o quadril e coloque uma pele lisa, uniforme e firme em todo o seu corpo" um trabalho intenso para que a imagem fique perfeita, e eis o ato contemporâneo virtual de colocar e retirar partes do corpo e criar um estereótipo de beleza fantástica.


Espelho, espelho meu ... Quem é o mais bonito?

A passagem do tempo sobre o corpo (e principalmente na mulher) é considerada por muitas como uma forma de doença e deterioração. Tamanha insatisfação faz com que infelizmente, o mercado tome este caminho; aparências artificiais em busca de formas perfeitas e absolutamente contra a naturalidade.

Antes & Depois Photoshop.

Invocando a madrasta hostil da "Branca de Neve": no conto ela era uma mulher que não se deixava envelhecer e sentia ciúme e inveja da beleza da youngers. Hoje na vida real há um desejo obsessivo em manter uma juventude eterna, o espelho irreal chamado de "photoshop" coopera como uma máquina do tempo.

Magazine grego: Nitro / Antes e Depois de uma capa.

Aliados ou inimigos.

No século XXI mais de 80% das imagens publicitárias são retocadas. Normalmente, os fotógrafos e produtores são os responsáveis pela manipulação, mas há uma série de personalidades, modelos e celebridades que já aderiram ao aplicativo Photoshop por medo de não agradar ao seu público caso exponham os seus corpos naturais e sem truques ... trata-se de uma viagem só de ida.

Alterações na textura da pele com o PS.


Um exemplo é Mariah Carey,que já rendeu ibope por conta do excesso de phothoshop e a bela Madonna. Beyonce, Penelope Cruz ... e mesmo Nicolas Sarkosy, presidente da França, que deixou uma má impressão quando “cortou” sua barriga em uma fotografia tirada durante as férias.

A gota d'água

Há alguns meses atrás, a marca design Ralph Lauren teve de pedir desculpas por ter estreitado de forma extrema e inaceitável a cintura de uma modelo. Antes de mais confusão, a modelo Filippa Hamilton deixou a campanha e ainda declarou que a marca deveria “ pedir desculpas para todas as mulheres americanas", pois ela mesma considera que "uma modelo deve ter uma aparência natural e saudável".

















Filippa Hamilton para Ralph Lauren / vítima do Photoshop

Por outro lado, a Revista Playboy Brasil publicou a foto de uma modelo tão "photoshopped" que apagou completamente o seu umbigo. Na edição argentina da mesma revista, foi exibido a foto de uma outra modelo sem vagina.

Oportunidade de ouro

Como estratégia de marketing, várias revistas têm tirado partido deste "boom" a seu favor: A revista mais vendida na Alemanha, "Brigitte", substituiu o Photoshop por mulheres reais. "Nós estamos trabalhando para mostrar mulheres com identidade. Para os universitários de 18 anos de idade, para o executivo, para o músico, para os jogadores de futebol ", disseram orgulhosos da iniciativa do editor-chefe da revista Andreas Lebert.

Vamos aplaudir esta iniciativa e, especialmente, aplaudir a modelo Lizzie Miller, que saiu nua e mostrando que uma modelo é uma pessoa com rugas ... e dobras na barriga, ainda que seja bela.

Lizzie Miller: " Eu percebi que cada corpo é diferente e nem todas somos naturalmente magras, inclusive eu!
Outro exemplo é a Mónica Belluci, Sophie Marceau e Eva Herzigova, Mónica renunciou o retoque fotográfico para a Elle Magazine da França. Sugerindo-a fotografar e publicar suas fotografias naturais ... e observar os resultados!

Monica Bellucci / Revista Elle

Maia um bom exemplo é a S modelmanagement.com, Uma empresa que fotografa aspirantes á modelos de uma maneira natural e fresca, mostrando suas news faces, sem qualquer retocagem, de modo que as agências e qualquer outra pessoa interessada possam ver suas modelos como elas realmente são... Sem truques, sem mágicas.

Yin y Yan

Apesar da manipulação das fotografias de modelos e as consequências diretas sobre o ideal estético da sociedade, não podemos afirmar se o Photoshop é ou não uma sustentação negativa na era digital. Este software, e muitos outros, contribui também com excelentes opções técnicas que permitem aos profissionais otimizar seu trabalho através do ajuste de brilho, foco, cor real e qualidade. Expressamente, o Photoshop tem contribuído com muitas ferramentas para a arte digital.

Antes & Depois Photoshop / sermiranda.com

O tema parece alarmante quando este recurso é extrapolado na sua utilização e influencia com uma concepção de mascarar a realidade, tendo em conta as conseqüências sociais como bulimia e anorexia.
O conhecido modelo Nieves Álvarez deu a sua opinião sobre o assunto: "Agora estamos todos muito relaxados com o Photoshop, que é um aplicativo muito bom dentro de alguns limites, mas quando eles exageram, você olha para uma boneca de plástico" ... e não para um ser humano. "O modelo de Madrid, que, anos atrás, venceu a anorexia, também confessa:" ... você tem que ter sua vida, sua expressividade ... não somos bonecos de porcelana "


Demi Moore. O quadril foi encolhido na foto.

MULTA DE 37,500 EUROS CASO NÃO AVISE

O deputado francês Valerie Boyer (que pertence ao mesmo partido político de Sarkozy) Acredita que as "retocadas" fotos transmitem estereótipos de mulheres que podem provocar problemas psicológicos ou distúrbios nutritivos na população, e apresentou um projeto de lei, onde as multas é de 37,500 Euros se o produtor não comunicar que a imagem passou por Photoshop.


Photoshop e o político Nicolás Sarkozy, da França presidente.

Esta iniciativa não é só para as campanhas de publicidade, mas inclui também a fotografia de imprensa, as artísticas e até mesmo os candidatos políticos que desfilam durante suas campanhas.

A França segue os passos da Inglaterra, um dos primeiros países a ser alertado para os efeitos nocivos que a manipulação das imagens podem trazer ao público. Assim as imagens photoshopadas devem ser acompanhadas como este anúncio acima: "A Fotografia foi tratada para modificar ou melhorar a aparência física destas pessoas".



Madonna. A estrela pop com photoshop.

Eu me pergunto o que vai acontecer com que os cirurgiões plásticos e com a indústria cosmética? Teremos estas lipoaspirações digitais inseridas no nosso cotidiano? Ou eles estão promovendo suas consultas com pedaços de revistas nas mãos para exemplificar a frase: "Quero lhe vender este nariz? Em nossas mãos, o que temos são várias opções para abrir um debate e para a construção de uma realidade que é simplesmente a forma como queremos aparecer para ser.



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