20 maio 2010

Vogue África: sonho, realidade ou desnecessária?




 
Não faltam talentos e beleza no continente africano. Algumas revistas de moda e comportamento, como Elle e GQ,  já são produzidas na África do Sul, apesar de trazerem no seu conteúdo uma porcentagem medíocre de  modelos africanos, mas isso já é assunto para um outro post. Porém,  a bíblia da moda ainda não chegou por lá. Pensando nisso, o fotógrafo camaronês Mario Epanya imaginou e criou o que seria uma versão africana da Vogue.

"Eu li a Vogue pela primeira vez em 1979 e tenho comprado a revista regularmente desde então. Eu sempre senti que a criatividade africana não era representada na revista", disse Mario em entrevista ao site Fashion Bomb Daily.
 



 
O assunto repercutiu em blogs da moda e, obviamente, foi motivo de polêmica. A ex-modelo e consultora de moda tanzaniana Rosemary Kokuhilwa escreveu no seu blog, Fashion Junkii, que adora a idéia de uma Vogue que represente todo o continente. "Talvez, de certa forma, isso nos ajudará a nos unirmos", disse. 

Porém, alguns leitores não estam convencidos da idéia.

"Em um continente castigado pela  miséria, estupro, abuso de poder e que enfrenta infinitos problemas, pensar na possibilidade de tal revista como triunfo sob todos esses problemas é inaceitável. Existem coisas muito mais críticas que precisam ser conquistadas no continente antes de uma revista fashion", dizia um dos comentários no blog.
 
 

 
Mario defende a idéia e critica que mulheres negras que aparecem em revistas ocidentais não correspondem a beleza africana.

"Mulheres no Ocidente têm, geralmente, pele mais clara, traços finos e cabelos compridos. Hoje eu penso que as mulheres negras querem se reapropriar de sua própria imagem e não querem mais outros ditando o que é belo e o que não é. Beleza é diversa e hoje nos aspiramos a escolhas mais ecléticas, então quando me  veio a idéia de reproduzir a capa da Vogue, eu disse, por que não?
 
 

 
No futuro, Mario pretende lançar a sua própria revista e adquirir a licença para produzir a Vogue África por ele mesmo.
 
Fonte: http://www.pretaaporter.com/2010_05_01_archive.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário e volte sempre!

Informativo KMM

COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL

BLOG: Informativo KMM

Minha foto

Com bela fotografia e conteúdos ecléticos, o BLOG Informativo KMM tornou-se um guia indispensável para o encontro dos profissionais e empresas do setor. Acompanhe e VISITE O BLOG! http://informativokmm.blogspot.com.br