30 setembro 2011

ARSENAL CONTRA A CELULITE



Celulite: evite ou acabe com elas!
Todas as mulheres estão sujeitas à ameaça da celulite. Mas o que causa todos esses transtornos na vida da mulher?
Bom, a celulite vem da ingestão de alimentos gordurosos, doces, refrigerante, além do  sedentarismo e outras inúmeras coisas que não são saudáveis para seu corpo.
Mas é comum a confusão entre acúmulo de gordura localizada e celulite.
A gordura acumulada localizada, em algumas regiões do corpo, é uma alteração da quantidade e tamanho dos adipócitos (células gordurosas). Essa alteração pode ocasionar desarmonia do contorno corporal e deve ser tratada com o procedimento cirúrgico conhecido por lipoaspiração, realizado por um cirurgião plástico.
Já a hidrolipodistrofia ginóide crônica, a conhecida celulite, é uma alteração crônica a nível dos adipócitos (células de gordura). Ela determina um maior teor de lipídios nessas células e retém líquidos, alterando assim o relevo da pele. Isso cria dificuldade circulatória para o sangue e a linfa, acarretando edema (inchaço) e em alguns casos, até mesmo, dor local.
Consequentemente o peso maior sobre a sustentação da pele, que está relacionada ao colágeno e a elastina, faz com que haja rompimento dessa estrutura, ocasionando o aspecto inestético característico.
Ao contrário do acúmulo simples de gordura localizada, que pode afetar homens e mulheres, a celulite é uma alteração da mulher. Ela está relacionada a disfunções hormonais, pois, a produção de estrogênio em doses altas produz um efeito cumulativo no organismo, favorecendo as alterações a nível dos adipócitos.
Algumas mulheres têm maior predisposição a apresentar a celulite. Isso pode ser entendido pela carga genética que determina, desde fragilidade capilar até a sensibilidade dessas dosagens hormonais. É o fator hereditário que também está presente.
Os fatores externos também têm grande importância no aparecimento da celulite.
Exercícios físicos (aeróbicos) são absolutamente necessários, pois melhoram a circulação e promovem queima de gordura. O sedentarismo é, então, coadjuvante na formação de celulite.
Da mesma forma, a compressão constante dos vasos sanguíneos, por roupas apertadas, pode piorar um quadro de celulite.
A alimentação bem balanceada é fundamental. Ingerir grandes quantidades de gorduras saturadas, logicamente provoca alterações no metabolismo e acúmulo de toxinas. Carnes magras, frutas, legumes e verduras, são boas opções alimentares. Ingerir fibras é ótimo, enquanto o sal, em excesso, provoca retenção de líquidos e compromete a circulação.
É isso, a celulite tá ai para atacar aquelas que não se cuidam!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário e volte sempre!

Informativo KMM

COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL

BLOG: Informativo KMM

Minha foto

Com bela fotografia e conteúdos ecléticos, o BLOG Informativo KMM tornou-se um guia indispensável para o encontro dos profissionais e empresas do setor. Acompanhe e VISITE O BLOG! http://informativokmm.blogspot.com.br