15 dezembro 2011

ALBINOS RETRATADOS POR GUSTAVO LACERDA

O fotógrafo mineiro de Belo Horizonte radicado em São Paulo, Gustavo Lacerda foi muito feliz e original ao produzir o ensaio ALBINOS,  no qual explora de uma maneira singular,  a sensibilidade,  a suavidade  e  a beleza exótica dos albinos. Gustavo Lacerda neste impactante trabalho fotográfico nos convida para uma reflexão sobre os padrões de beleza.  As imagens registradas  em tons  pastel,  encantam por sua força e  delicadeza.  Confira!  (Kelly Cristiane)


Thyfany, ensaio "Albinos", 2009.

Em anos recentes, boa parte da melhor produção fotográfica brasileira veio de profissionais de reputação consolidada em áreas específicas do metiê, que se entregaram a projetos autorais. É o caso do fotógrafo mineiro Gustavo Lacerda, radicado em São Paulo há dez anos e estabilizado na fotografia publicitária. O seu ensaio Albinos, iniciado em 2009, é um dos trabalhos mais arrebatadores da atualidade.
Sem a preocupação da fotografia documental, Gustavo escolheu com sucesso explorar a beleza, a delicadeza e a suavidade nas imagens de Albinos. “Quando experimentei o caminho dos tons pastéis, ‘lavados’ e sutis, comecei a vislumbrar a força que o trabalho poderia ter. E é interessante que acabei indo por um caminho que traz imagens impactantes”, diz Gustavo.
O tema enseja reflexões sobre padrões de beleza, preconceito ou discriminação. Porém, a força de Albinos reside nas imagens e não no discurso. “O objetivo do projeto era retratar o ‘diferente’. Queria destacar a beleza singular dos albinos. Embora aprecie a fotografia documental, não queria que o trabalho tivesse um viés de crítica social.”
Albinos já faz parte da história da fotografia brasileira. Em 2010, entrou na coleções Pirelli/Masp e Porto Seguro de Fotografia.
Gustavo continua o seu ensaio e brindou o Sobre Imagens com algumas imagens inéditas realizadas este ano, como a foto 5 das gêmeas Mariana e Helena. Pelo seu envolvimento, o fotógrafo construiu uma relação de troca com os seus personagens e, naturalmente, já é procurado por outros albinos. “Adoraria, por exemplo, continuar registrando o crescimento dos irmãos pré- adolescentes Ítalo e Renan, além de vários outros albinos que se tornaram tão próximos nos últimos anos”, diz Gustavo.
Alexandre Belém.

 1.  Andreza, ensaio "Albinos", 2009.

2.  Ewerton, ensaio "Albinos", 2009.

3.  Flávio e Fernanda, ensaio "Albinos", 2011.

4.  Miguel, ensaio "Albinos", 2009. 

5.  Helena e Mariana, ensaio "Albinos", 2011. 

6.  Iêda, ensaio "Albinos", 2009. 


6.  Igor, ensaio "Albinos", 2009. 

7.  Ítalo e Renan, ensaio "Albinos", 2009.

8.  Kleber e Kennedy, ensaio "Albinos", 2009. 


9.  Lívia, ensaio "Albinos", 2009.

10.  Lívia, ensaio "Albinos", 2009.

11.  Luciana, ensaio "Albinos", 2009. 

12.  Marcos, Andreza e André, ensaio "Albinos", 2011.

13.  Marcos, ensaio "Albinos", 2011

14.  Miriam e Ewerton, ensaio "Albinos", 2009. 

15.  Miriam, ensaio "Albinos", 2009. 

16.  Miriam, ensaio "Albinos", 2011. 

17.  Oleneide, Ítalo e Renan, ensaio "Albinos", 2009.

18.  Oleneide, ensaio "Albinos", 2009.

19.  Patrícia, ensaio "Albinos", 2009.

20.  Roberto, ensaio "Albinos", 2009. 

21.  Thyfany, ensaio "Albinos", 2009. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário e volte sempre!

Informativo KMM

COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL

BLOG: Informativo KMM

Minha foto

Com bela fotografia e conteúdos ecléticos, o BLOG Informativo KMM tornou-se um guia indispensável para o encontro dos profissionais e empresas do setor. Acompanhe e VISITE O BLOG! http://informativokmm.blogspot.com.br