20 dezembro 2011

Feira Preta! Clubes Sociais Negros marcam presença na Feira Preta em São Paulo


Evento ocorreu nos dias 17 e 18 de dezembro, no Centro 

de Exposições Imigrantes.


Negra+Brasil, Miss Perola Negra e lideranças de SP e RS

A Feira Preta, maior evento de empreendedorismo e cultura negra da América Latina, recebeu cerca de 13 mil pessoas, nos dias 17 e 18 de dezembro, na comemoração da sua 10ª edição. O evento que ocorreu no Centro de Exposições Imigrantes, cidade de São Paulo (SP), contou com a participação dos Clubes Sociais Negros, em um estande organizado pelo Coletivo de Clubes Sociais Negros do Rio Grande do Sul em parceria com os clubes sociais negros de São Paulo.
Durante os dois dias de atividades, os representantes dos Clubes Sociais Negros realizaram diversos contatos com autoridades, artistas, produtores culturais e o público em geral, que conheceram um pouco mais sobre a história dos clubes sociais negros e a trajetória do Movimento Nacional Clubista. Na recepção do estande estavam a Negra + Brasil 2010, Camila dos Santos, que é diretora da Associação Floresta Montenegrina (RS) e representa a beleza e a cultura dos clubes sociais negros e a Miss Pérola Negra 2012 de SP, Janaina Aisha Felisaldo, do Clube 28 de Setembro (SP). Além de contar a história dos clubes, as jovens posaram para fotografias com diversas pessoas no local.
A variedade de estilos, o público participante, a qualidade das atividades culturais e dos shows nacionais e internacionais com grandes artistas, a programação diversificada que agradou o público de todas as faixas etárias e, principalmente, a excelente organização da feira de empreendedorismo negro foram os pontos positivos destacados pelo Coletivo de Clubes Sociais Negros do RS.

Reitor da Unipalmares visita a stand dos Clubes Sociais Negros na Feira Preta
A delegação gaúcha que esteve no evento em São Paulo contou com a presença da presidente do Coletivo, Isabel Landim, o vice-presidente da Associação Floresta Montenegrina e representante do RS na Comissão Nacional de Clubes Sociais Negros, Luis Carlos de Oliveira, a secretária do Coletivo e diretora da ACB Floresta Montenegrina, Simone Gonçalves, a representante da Associação Seis de Maio, Carmem dos Santos e a diretora da Sociedade Nego Football Club, Sandra Mara.
Saiba como foi o evento


Delegação dos Clubes Sociais Negros do Estado de São Paulo na Feira Preta
Durante a programação da 10ª edição o público pode acompanhar mais de 150 (cento e cinqüenta) artistas de todo o Brasil. Divididos em exposições de artes plásticas, fotografia, danças afro-brasileira, oficina de tambores, roda de conversa e palestras, além da mostra de cinemterário, roda de samba e shows musicais.

No espaço empreendedorismo, cerca de 100 (cem) expositores entre alimentação, artesanato, moda, decoração, acessórios e calçados, estandes de comidas e bebidas típicas comercializaram produtos voltados ao segmento étnico, estimulando a produtividade dentro da comunidade negra. A Feira teve ainda a participação institucional das Secretarias de Estado da Justiça, Cultura e Turismo e Consulado Geral dos Estados Unidos. O evento contou a participação de personalidades ilustres: do reitor da Faculdade Zumbi dos Palmares, José Vicente, do deputado Gabriel Chalita, da atriz Priscila Marinho, cantor e vereador Netinho de Paula, ator Sidney Santiago, entre outros formadores de opinião. Mais informações no site da Feira Preta: http://www.feirapreta.com.br/.

Pres. Coletivo, Isabel Landim com ator

O Coletivo de Clubes Sociais Negros do Rio Grande do Sul e o Instituto Feira Preta, de São Paulo, firmaram parceria para a realização do Festival Negra + Brasil 2012, a primeira franquia social da Feira Preta no Brasil, que está marcado para ocorrer nos dias 08 e 09 de setembro de 2012, em Porto Alegre/RS. O evento irá reunir uma grande feira de empreendedorismo negro, com expositores de vestuário, gastronomia, literatura, produtos de beleza, artesanato, entre outros, o concurso cultural e de beleza ‘Negra +Brasil’, programação artística, cultural e shows musicais.

Coletivo

O Coletivo de Clubes Sociais Negros do Rio Grande do Sul congrega em atividades que visam salvaguardar os Clubes Sociais Negros do Brasil, ” Redutos de Manutenção da Cultura Negra Brasileira”, alguns centenários, por intermédio de reuniões estratégicas,  promoções de eventos e atividades de integração.

Composto atualmente por sete entidades: Associação Rui Barbosa e Sociedade Castro Alves (Canoas), Sociedade Négo Football Clube (Venâncio Aires), Associação Cultural e Beneficente Seis de Maio (Gravataí), Associação Floresta Montenegrina (Montenegro), Sociedade Cultural Quilombo (Bento Gonçalves) e Sociedade Cruzeiro do Sul (Novo Hamburgo). Estas entidades estão inseridas no Movimento Nacional Clubista, que reúne mais de 150 clubes sociais negros em diversos estados do Brasil.
Fonte Por Lisandro Paim – jornalista/RS MTE 12878  http://www.clubessociaisnegros.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário e volte sempre!

Informativo KMM

COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL

BLOG: Informativo KMM

Minha foto

Com bela fotografia e conteúdos ecléticos, o BLOG Informativo KMM tornou-se um guia indispensável para o encontro dos profissionais e empresas do setor. Acompanhe e VISITE O BLOG! http://informativokmm.blogspot.com.br