17 julho 2012

COMO MONTAR O SEU BLOG? MÃOS À OBRA!

Por Kelly Cristiane





Se você, é como eu, animada, e leva uma vida super corrida, porém, consegues administrar com maestria o seu tempo: mãos à obra!

Comecei a escrever este BLOG em março de 2010 mas desde junho de 2011 até o presente momento após algumas reformas, meu blog conseguiu alavancar e atingiu 40.000 acessos! Ainda é pouco se comparado a imensidão da blogosfera, mas já é um enorme incentivo para mim prosseguir! O segredo? Realmente, desconheço uma fórmula mágica que funcione para revelar. Mas hoje resolvi compartilhar com vocês algumas dicas pessoais, e outras que eu venho pesquisando na internet sobre essa nova atividade: " A arte de BLOGAR "

O mundo todo têm observado como tornou-se importante a utilização dessa ferramenta e embora eu seja "blogueira" há praticamente 02 anos e alguns meses, tudo é muito recente para mim e lhes confesso que ainda me esforço bastante para aprender e  também para manter a minha interação com o público que me procura. Se nós observarmos, os grandes blogs, os mais famosos, estes possuem longo prazo de existência. Alguns chegam a ter  no mínimo 04 anos de vida, outros  06 ou 07 anos. Enfim, se você almeja ver o sucesso do seu blog, terá de trabalhar pacientemente e se dedicar o suficiente para isso, lembrando que é um processo relativamente lento. Constatei durante este período aqui dedicado, que há uma intensa curiosidade nos assuntos ligados ao glamouroso mundo artístico e suas confusões, e de certa forma isto acaba me favorecendo, verifiquei que é  bem menor o interesse do público naquelas situações onde uma anônima como eu (risos); tenta posar de artista e age como se estivesse postando fotos ou um release para a imprensa. Conclusão: aprendi a ficar em segundo plano!

Vamos as dicas:

1. Os leitores da atualidade são apressados, daí a importância de postar textos que contenham uma linguagem verbal clara, sobretudo bem redigida, e ágil, textos que oferecem qualquer dificuldade ao ler convida o público a ir embora, na minha opinião, deve-se evitar lapsos gramaticais e ortográficos, matérias com perfis negativos, ou depreciativos. Não esquecendo que as pessoas possuem direito de escolha, como sou naturalmente otimista, confio que a maioria delas, optam ler matérias positivas, que lhes permitam descontrair. Na prática, toda a opinião é bem vinda desde que tenha uma fundamentação teórica e uma analise crítica  com conhecimento fidedigno. Então faça você mesmo um rigoroso controle de qualidade! 

2. Ao desenvolver um blog, não adianta querer encher a taça de vinho até ela transbordar, nem esvaziá-la repentinamente, busque o equilíbrio. Publique  frequentemente em seu blog, evitando textos longínquos, entenda que  não resolve postar uma best seller semanal, mantenha o mistério e a novidade exibindo capítulos com conteúdos objetivos. Dê tempo e espaço para o seu público absorver as suas idéias, e evite também "desaparecer " e  voltar tempos depois com um artigo de  desculpas, não é uma tarefa fácil controlar a ansiedade, ou a passividade, eu mesma estou me adaptando. Ah! Siga uma sequência para apresentar um próximo assunto e ao invés de importa-se com a quantidade, preocupe-se com a qualidade das suas postagens.

3. Deixe  a disposição e sem receio outros links que levam o público para outros blogs ou site interessantes, seu visitante retornará ao observar que você lhe proporcionou uma experiência singular, resumindo: o leitor voltará ao seu blog a procura de novas dicas. Inclusive trabalhe na sua divulgação, os visitantes não procuram especificamente pelo seu blog, então não lhe custa atraí-los. Para melhorar o tráfego, desfrute das redes sociais e invista também nos mecanismos de busca.

4. Coloque o leitor num lugar privilegiado, aproxime-se de seu visitante, esteja presente, atento, responda os e-mails, os comentários, ou seja,  interaja com as reações produzidas pelo seus posts. Doe atenção a quem lhe escrever!

5. Concordo que admirar uma reportagem, se apaixonar por um artigo, copiar e colar - é rápido, muito fácil e conveniente! Mas é melhor não habituar-se á 'síndrome das fontes oficiais', procure aos poucos, iniciar a produção dos seus próprios conteúdos, o público também merece, exige, e deseja conhecer a sua relevante opinião sobre o tal assunto que você está postando. Cuidado: o plágio é crime previsto em lei,  portanto sempre evidencie os devidos créditos ao autor. Seja ético!

6. Atenção: seu blog não é o lugar adequado para deixar cair seus butiás. Ou seja, não é o lugar ideal para discutir os seus conflitos! Então, deixe de lado os seus problemas pessoais, suas faltas ou seus excessos... Lembre-se que você não está encerrado num divã com o seu analista, nem na guerra contra seu arqui-inimigo, nem sozinha no seu quarto com o seu namorado ou marido, e muito menos num churrasco com a sua família. Você está escrevendo, falando, expondo-se, para uma platéia com milhões de leitores no mundo inteiro: respeite-se!  Especialmente se você, como eu, utiliza o blog para divulgar o seu trabalho e suas atividades, aproveite a oportunidade para agregar conteúdos com qualidade, comentar e vincular o que está diretamente ligado ao seu negócio. PS: não "alugue" as pessoas!

7. Eu aconselho a falar sobre assuntos que você domine, mas se conselho fosse bom... Seria válido aquele velho ditado, existe um universo de temas para serem abordados e explorados, mas muito cuidado para não perder o seu foco! Mantenha sua identidade definida, siga o seu perfil, o que você faz, e o que você defende. Meu blog  particularmente lida com uma temática muito ampla, ás vezes arrisco e faço um mix de artigos! Já postei sobre discriminação, música, política, psicologia, história, e etc. Até obtive uma resposta positiva do pessoal, mas não dá para imaginar que a galera retorna a este espaço por conta de minhas dissidências  ou  sugestões musicais.

8. Não é uma regra rígida,  mas o ideal mesmo é focalizar-se num nicho do mercado, e preferencialmente ter vivência neste setor,  sempre é mais seguro, muito mais confortável escrever e/ou postar assuntos que você tenha um satisfatório grau de conhecimento.Sinta-se envolvido com a causa!

9. Como qualquer outro ser deste planeta, adoro receber elogios, é imensamente gratificante, porém "escuto" as críticas! Sem necessariamente absorvê-las, pois estas, mesmo quando destrutivas, nos alertam, nos desafiam e também nos convidam a buscar resultados cada vez melhores!

10. Agora a última dica: nunca desista! E ponha fé na sua criatividade!


Trago comigo as lembranças
do que eu era

Um pouco desta minha jornada:

Bom eu começei a escrever este meu BLOG sem a mínima pretensão, acho que já comentei sobre este "acaso". Na verdade, eu estava buscando um espaço para organizar e arquivar minhas fotos de trabalho e experiências profissionais e  ao mesmo tempo mostrar o material daqueles que buscam a minha revista (ainda de pequeno porte, neste mercado gigantesco), para o início de sua divulgação.
Aí navegando, encontrei o blogger! Como eu trabalho rodeada de gente, acredito que isto facilitou bastante para alcançar este atual resultado. Existe também um outro facilitador: eu AMO o que eu faço, e realizo por opção e não por obrigação, adoro gente e amo escrever (desde criança eu desenvolvi o hábito da escrita e da leitura, escrevi muitos diários...);  não comparo meu cérebro a uma máquina, sou uma pessoa, trabalho e escrevo para outras pessoas e para mim mesma! Ainda que prestar serviços para a natureza humana não seja algo simples, uma coisa é certa: jamais consegue-se agradar á todos! Contudo, hoje mais do que ontem, compreendo que não há como interagir com a espécie humana sem apreciá-la.

Próximo capítulo:

 Informo que KMM não produz books. Ao contrário do que muita gente imagina,  talvez por desconhecimento do nosso campo de atuação, nós produtores de elenco, e agentes, na maioria das vezes somos eleitos ou contratados pelos fotógrafos e  são estes os profissionais que estipulam os valores de seus trabalhos e nos repassam o comissionamento pelos contatos que lhe fornecemos. Eu, Kelly Cristiane, lamentavelmente não nasci fotógrafa! Uma pena, porque é uma profissão extremamente rentável. Há alguns anos atrás, fiz um curso de fotografia e laboratório profissional no SENAC de Porto Alegre para ampliar meus conhecimentos, onde permito-me ao menos reconhecer a qualidade dos serviços de quem trabalha exclusivamente com produção fotográfica. Mas em breve vou falar sobre books: e vou postar uma listagem com nomes de  fotógrafos bacanérrimos para que vocês interessados, possam entrar em contato com os próprios, além de super dicas de como fazer seu  book? Onde, quando e porquê.

Espero que tenham gostado deste artigo, escrevi com a minha mente e auxiliada pelo meu coração!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário e volte sempre!

Informativo KMM

COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL

BLOG: Informativo KMM

Minha foto

Com bela fotografia e conteúdos ecléticos, o BLOG Informativo KMM tornou-se um guia indispensável para o encontro dos profissionais e empresas do setor. Acompanhe e VISITE O BLOG! http://informativokmm.blogspot.com.br