19 abril 2012

YES WE CAN!

Por Kelly Cristiane


ABRAM OU FECHEM AS CORTINAS DO PASSADO... MAS... ATÉ QUANDO VIVEREMOS ISTO DIARIAMENTE? HOJE LIVREMENTE eu posso escolher a melhor roupa, bolsa, calçado, ou  o acessório mais sofisticado, para  circular belissima pelo mundo.  E de praxe posso frequentar assiduamente os melhores lugares. Posso também ser uma renomada profissional, ou apenas mais uma frequentadora do  curso mais caro na melhor escola ou universidade... Posso também se eu desejar, me exibir seguidamente na mídia, e expor a minha imagem nas colunas e meios sociais mais relevantes. Eu posso ser the best friend de alguém considerado  VIP por todos, ou até ser o próprio destaque do ano na empresa em que trabalho. Inclusive eu posso alcançar o topo do sucesso nos meus projetos,  até mesmo posso ter o maior dos saldos bancários, e obter  o melhor dos empregos, eu posso ter a sorte de me tornar a responsável pelos negócios mais lucrativos deste planeta... Sim! Eu posso TUDO, pois minha condição humana é fascinante e de fato me permite! Posso agora mesmo, exemplificando: ser o centro das atenções! OK.

Mas ao me produzir para enfrentar o day after,  jamais vou poder deixar a minha cor pendurada  em algum  cabide aqui, dentro de casa e dizer para mim mesma ou para a sociedade: que hoje, apenas hoje, eu optei sair por aí, sem a minha cútis, sem a minha identidade, e sem a minha história. Pois afinal, só por um instante, eu gostaria de não ser tão evidenciada por onde eu passar (seja positiva ou negativamente).
Ou seja: se você é "afrodescendente" como eu, você tem  naturalmente a consciência que a luta continua, alias, esta luta jamais cessou! Porém as armas modernas, logicamente, são outras, o aprimoramento intelectual, por exemplo, é uma delas. Eu agora tenho a convicção de que para avançarmos inteligentemente no tempo, cada um deve fazer excelente uso das virtudes que possui, plantando e multiplicando para germinar novos frutos! Porém, para retroceder, qualquer ser humano, independente da sua etnia ou credo, pode simplesmente relaxar e voltar a cultivar, e a alimentar, a ignorância. E  para finalizar esta post, é bom relembrar de uma frase do poeta alemão Schiller: "Contra a estupidez até os próprios Deuses lutam em vão".

Detalhe: Eu trabalho num ambiente onde atendo pessoalmente na faixa de 50 a 100 pessoas diariamente,  observo que cotidianamente 10% delas, entre brancos, amarelos, índios e até mesmo negros, comentam algo referente a minha cor de pele.
Muitos numa primeira imprensão, nem sequer reparam nas minhas unhas bem feitas, ou se estou vestindo peças de lançamento da ZARA! É como se eu estivesse tão nua quanto a minha tataravó, que forçadamente, viajou por longo periodo em péssimas condições adentro de um navio negreiro. Reforço: a maioria... Inicialmente, percebe somente a cor da minha pele. Por outro lado, geralmente negros como eu, me tratam com uma certa frieza e hostilidade. Alguns brancos,  "pardos" e amarelos, costumam elogiar meus cabelos (habitualmente e caprichosamente trançados)... E até comentam que sou estilosa, 'blábláblá' e finalizam automaticamente falando algo a respeito do meu tom de pele. Uma minoria demonstra arrogância e até simuladamente me desafiam.  E por aí vai. A verdade é que quando um negro ocupa algum lugar de destaque, jamais deixará de ser notado, e ainda que não o ocupe: parece incomodo também! Dependendo do comentário "expelido" resta-nos reagir com diplomacia e partir para a defesa OU cumprimentar educadamente, esboçando um belo e alvo sorriso histórico! Enfim, isto já não me abala mais! EU SIGO EM FRENTE! E acredito que num futuro próximo meus filhos, netos, e bisnetos serão ainda mais resistentes que a minha geração, diante destas típicas adversidades.

 

Enfim: qual a porcentagem de melanina que se deve ter para ser considerado negro?

O que é ser negro? Um cabelo "afro"? Vestir religiosamente uma indumentária das tribos africanas? 

Ter lábios grossos? Um nariz? Um órgão sexual?  Alguém que gosta exclusivamente de samba, axé, funk ou pagode?

Se sou negro(a) e todas as alternativas acima estão corretas, Tenho mesmo que seguir estes parâmetros? Ou... Deixarei de pertencer a etnia? E se eu fosse oriental, teria que obrigatóriamente me alimentar somente com arroz e peixe?

Nas fotos abaixo, o que eles têm em comum? (Além da tão óbvia negritude)

 

Will Smith
Will Smith
Tiger Woods
Tiger Woods
Rihanna
Rihanna
Negra Li
Negra Li
Lewis Hamilton
Lewis Hamilton
Chris Brown
Chris Brown
Oprah
Oprah
Morgan Freeman
Morgan Freeman
Beyonce
Beyonce
Mark Henry
Mark Henry
Samuel L. Jackson
Samuel L. Jackson
Rosário Dawson
Rosário Dawson
R-Truth
R-Truth
Pault Tergat
Pault Tergat
MV Bill
MV Bill
Michael Jordan
Michael Jordan
Makelele
Makelele
Jamie Fox
Jamie Fox
Halle Berry
Halle Berry
Barak Obama
 Barak Obama!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário e volte sempre!

Informativo KMM

COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL

BLOG: Informativo KMM

Minha foto

Com bela fotografia e conteúdos ecléticos, o BLOG Informativo KMM tornou-se um guia indispensável para o encontro dos profissionais e empresas do setor. Acompanhe e VISITE O BLOG! http://informativokmm.blogspot.com.br