19 setembro 2012

TV NO BRASIL COMPLETA 62 ANOS! Histórias das televisões.


O portal Comunique-se traz nesta quarta-feira, 19, uma reportagem muito especial sobre Televisão. Há 62 anos foi ao ar a primeira transmissão de TV aberta no Brasil. No dia 18 de setembro de 1950 a TV Tupi foi inaugurada em São Paulo por iniciativa do empresário Assis Chateaubriand, dono do grupo Diários Associados. A estreia só pôde ser assistida por cerca de 200 aparelhos distribuídos pelo próprio Chateaubriand e por curiosos que se aproximaram dos 22 receptores distribuídos em vitrines de lojas no centro da cidade.

O primeiro programa apresentado foi um show de variedades protagonizado por artistas como Hebe Camargo, Wilma Bentivegna, Walter Foster, Lia de Aguiar, Lima Duarte, Romeu Feres, Lolita Rodrigues, entre outros. Quatro meses depois da instalação em São Paulo, a empresa inaugurara a TV Tupi Rio. No final de 1951 já estimava-se que existiam no Brasil cerca de sete mil aparelhos de televisão. Ainda nos anos 50 surgiram a TV Rio, que aliada à TV Record deu origem às Emissoras Unidas, e a TV Continental.

 
Atualmente a televisão desempenha papel fundamental para a consolidação da democracia com noticiários, reportagens, entrevistas. Além do caráter de prestação de serviços, este meio estimula a discussão de temas de interesse nacional.

Em 2010, uma pesquisa encomendada à empresa Meta pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) revelou alguns aspectos sobre o acesso à informação. Para 66,3% das pessoas, a televisão aberta é o meio de comunicação mais relevante para buscar informação e, para 69,4%, é a mídia mais confiável. Quanto à programação, 64,6% dos entrevistados consideram os telejornais os programas mais importantes, seguidos das novelas, com 16,4%. O levantamento ouviu 12 mil pessoas em 639 cidades de cinco regiões do País.



Apresentação
Nesse Banco de Dados encontre mais sobre a trajetória de cada emissora de TV. De início já contamos com a colaboração de Ricardo Xavier - roteirista do Vídeo Show (Globo) e autor do livro "Almanaque da TV - 50 Anos de Memória e Informação" (Ed.Objetiva, 2000).
Com sucesso, seu almanaque esgotou-se em 2001. Por isso, em apoio à Pró-TV, Rixa nos pôs a disposição trechos e itens relativos a história das emissoras.
Estamos abrindo ao internauta a opção de atualizar o conteúdo, já que a obra vai apenas até 2000. Todos os dados enviados, serão avaliados por nossa consultoria histórica antes de inseridos. Serão colocadas também outras emissoras não presentes na publicação.

Emissoras
(em ordem alfabética)


* - inclui inauguração de TV no Brasil



Fontes:   PORTAL PRÓ-TV
 http://circuito10.blogspot.com.br


Um comentário:

  1. Whether you work in heavy industry or light industry, you can count on Marks. In addition, women's Timberland Boots made to work, outdoor adventures, daily activities, and so on. You can also at night with all the boots and shoes.

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário e volte sempre!

Informativo KMM

COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL

BLOG: Informativo KMM

Minha foto

Com bela fotografia e conteúdos ecléticos, o BLOG Informativo KMM tornou-se um guia indispensável para o encontro dos profissionais e empresas do setor. Acompanhe e VISITE O BLOG! http://informativokmm.blogspot.com.br