27 julho 2012

Navegando pela rede, encontrei mais um gaúcho apaixonado por Curitiba!

O Jardim Botânico, marca registrada de Curitiba, é um dos pontos mais visitados da cidade foi criado à imagem dos jardins franceses, estende seu tapete de flores aos visitantes logo na entrada. O Museu Botânico, dirigido por Gert Hatschbach, atrai pesquisadores de todo o mundo. Tem espaço para exposições, biblioteca e auditório.

Conheci Curitiba por volta dos meus 19 anos e nunca mais a esqueci, jurei retornar um dia, e hoje resido aqui com a minha familia! Algumas pessoas curiosas questionam porque elegemos Curitiba para morar. Navegando pela World Wide Web, esbarrei com um artigo muito bacana escrito por um conterrâneo meu de Porto Alegre. Ele descreveu a bela capital paranaense com os mais ricos detalhes, acredito que  a precisão do conteúdo dessa postagem  irá  responder aos interessados, aquela perguntinha... que não quer calar! Kelly Cristiane.


...TRISTE PORTO ALEGRE  por

CURITIBA 

1) A “Rua da Praia” é uma pérola. Muita vida no Centro à noite. Cidade dos Chafarizes.


A Rua da Praia, cujo nome oficial é Rua dos Andradas, é uma das ruas mais tradicionais da cidade de Porto Alegre, bem como a mais antiga da cidade.

Em primeiro plano localizada no centro está a Praça Montevidéu com a Fonte Talavera ao fundo o edifício do Paço Municipal ou Paço dos Açorianos que abriga a Prefeitura da capital gaúcha.

Vou começar falando de assuntos quem vêm sendo recorrentes aqui mesmo no Blog Porto Imagem. Por exemplo: chafarizes. Curitiba tem abundância de chafarizes funcionando. Uma coisa que eu, como porto-alegrense desacostumado com isso, fiquei boquiaberto. Uma das principais praças deles, a que tem o grande teatro deles e a bonita Faculdade Federal do Paraná, poderia ser comparada, em parte, à nossa Praça da Alfândega. Pois bem, nessa importante praça curitibana há um frondoso chafariz. Vocês acharam isso ótimo? Pois esse grande chafariz vai além: ele é de águas dançantes ! As pessoas na rua param, encantadas. Tiram fotos. Adoram.

A Rua das Flores ou Rua XV de Novembro é um charmoso espaço para pedestres no Centro de Curitiba. Tem muitas lojas, cafés, um bondinho e outras atrações. As flores são trocadas a cada estação do ano.
Rua das Flores Curitiba 

Agora vamos na Rua da Praia deles, a Rua das Flores. Olha, é outro nível. Pra começar, também tem chafarizes ! Bem no meio do calçadão, chafarizes lindos. Mais: a Rua da Praia deles tem dezenas e dezenas de floreiras. Lembra Gramado. Ao lado delas, há bastante bancos (bonitos e inteiros). Há pessoas usufruindo momentos de lazer nos bancos. Há pequenas cafeterias no meio do calçadão. A noite, há muita gente passeando na Rua da Praia deles, que também tem bares com mesas na calçada.No fim da Rua das Flores há outra bonita praça com um grande chafariz. No Jardim Botânico há chafarizes. Nos outros parques famosos também há chafarizes.

Chafariz do calçadão da rua XV


2) Tradicional parque, cercado

Parque da Redenção, Porto Alegre. Este é um dos pontos turísticos mais belos e aprazíveis de Porto Alegre.
Nos arredores do Centro há o Passeio Público. É um parque bem antigo. Ele lembra a Redenção. E é CERCADO. Não com um cerca tosca, mas sim com majestosos portões. E o resto do cercamento se esconde com a vegetação. E de jeito nenhum isso torna o parque menos democrático. Nem com ar opressivo. Pelo contrário: nele, há uma multidão de pessoas descansando, caminhando, correndo, namorando, no meio da natureza farta, paisagismo cuidadíssimo, mini-zoo, árvores frondosas, chafarizes, e tudo cercado, cuidado e preservado. Não é anti-democrático. Nem opressivo.


O Passeio Público é um santuário ecológico em pleno centro de Curitiba. Tem lago com ilhas, uma gruta, ponte pênsil, palco flutuante, é um ponto de encontro para crianças e adultos, com playground, zoológico de pequenos animais, aquário, pedalinho, bar e restaurante, e é cortado pela malha cicloviária da cidade.

 
3) Atrações da cidade têm mega infraestrutura para dar apoio ao turista

Viaduto da Borges de Medeiros - Porto Alegre

Não é novidade que Curitiba é uma cidade que oferece atrações a seus moradores e aos turistas. Atrações criadas, e com muita vontade. Mas a cidade também tem outras atrações que aproveitam tudo o que Deus lhe deu. Mas o que eu vou falar é outra coisa. É o apoio total que a cidade dá às pessoas que desejam passear por ela. Todas as atrações da cidade (por exemplo: mirante da torre telefônica, Museu do Oscar Niemeyer, os grandes parques, Ópera de Arame e a pedreira, etc) têm um quiosque. E bonito. Eles têm bancos, cafeteria, lancheria, informações turísticas, lojinha para venda de lembrancinhas… Ali as pessoas sentam um pouco, descansam, continuam admirando a atração da cidade onde estão… Além de que podem comer ou tomar algo, ou ir ao banheiro. Fico imagindo que diferença ABISMAL faria um quiosque assim bonito e com todo o apoio às pessoas, em lugares como o nosso lindíssimo Viaduto da Borges e suas bonitas vistas. Sem falar no mirante do morro Santa Tereza, que poderia ter todo tipo de infra de apoio às pessoas que desejassem permanecer um tempinho lá (infra e lazer que os morros de Belo Horizonte têm). As pessoas teriam condições de permancer um mínimo que seja no local, sem ter que chegar lá, olhar, e ter que ir embora. De novo, imaginem também isso no viaduto da Borges. E parques também podem ter essa infraestrutura. Todos os parques de Curitiba tem todo esse apoio às pessoas.

A Ópera de Arame é um teatro brasileiro, localizado na cidade de Curitiba

http://www.curitiba.parana.blog.br/wp-content/uploads/2011/07/%C3%93pera-de-Arame7.jpg
O Ópera de Arame é todo construído com tubos de aço e estruturas metálicas e coberto com placas transparentes de policarbonato, lembrando a fragilidade de uma construção em arame. De forma circular, a edificação é parcialmente circundada por um lago artificial, de maneira que o acesso ao auditório é feito por uma passarela sobre as águas.
A jardineira passa por 25 pontos turísticos e tem dois andares, sendo o segundo, panorâmico. O ingresso é adquirido no próprio ônibus, com o trocador, e dá direito a cinco tickets: o primeiro para embarcar e os outros para reembarque. Ou seja, dá para escolher até quatro pontos turísticos para descer, conhecer, e depois pegar o ônibus de novo sem pagar mais nada. A frequencia do ônibus é de 30 minutos. O passeio total (sem contar reembarques) dura 2 horas e meia.

4) Que paradas de ônibus ! E que corredores ! ! ! Que educação e limpeza ! Que modernidade pela cidade ! CURITIBA EXALA PUJANÇA E MODERNIDADE. Ali se vê e se entende o que é pujança.

Em quase toda a cidade as paradas e canaletas não são somente bonitas: são modernas, geniosas e funcionais. Curitiba mostra que é possível haver corredores de ônibus verdadeiramente bonitos, corredores que não degradam e enfeiam as avenidas, como os nossos. Aqui, a avenida que é escolhida para ter um corredor é como ela vai receber um monstro, ficar feia e degradada. Lá, os corredores e suas lindas paradas deixam as avenidas com cara de cartão postal. Quanta diferença de cultura! Essa diferença de cultura não é só no fato de os porto-alegrenses terem a sólida tradição de emporcalhar nossas paradas; a diferença de cultura também está nos projetos lindos e ousados das paradas de ônibus de lá, versus projetos toscos e constrangedores aqui. Não só as paradas de ônibus, mas toda a cidade de Curitiba transpira uma aparência moderna e pujante. É incrível como a cidade com seus prédios altos e modernos, seu mobiliário urbano estiloso, bonito e de nível, instalações modernas, muito verde,  muita limpeza, fazem nos sentir numa cidade rica e pujante.

Um dos maiores símbolos da cidade, as Estações Tubo ficaram conhecidas no mundo todo como solução eficiente para o transporte coletivo. O projeto, desenvolvido em parceria com os arquitetos Abraão Assad e Carlos Eduardo Ceneviva, instalou nas paradas de ônibus tubos elevados no nível dos veículos, com embarque facilitado também pela passagem pré-paga. Essa agilização do sistema é chamada por Jaime Lerner de metronização do ônibus. Elevadores especiais permitem acessibilidade e mobilidade a todos os cidadãos.
 
O “maior ônibus do mundo” utilizado para transporte coletivo!
5) Aqui se age
É incrível como Curitiba faz e acontece. A cidade cria. Curitiba AGE.
Por exemplo: é de se tirar o chapéu o parque Tanguá (?) , que aproveitou uma enorme pedreira e um grande desnível para criar uma cascata, um mirante, um lago, grandes gramados; e um belíssimo parque estilo clássico e florido na parte de cima. Enche de turista lá.

Inaugurado em 1996, o Parque Tanguá surpreende pela sua beleza. Envolve uma área de 235 mil m², lugar de um antigo complexo de pedreiras desativadas. 

O mirante da torre de telefone; o super estiloso Jardim Botânico; o parque alemão, que aproveitou somente uma ruina e construiu um parque ao redor; a ópera de arame e um lago numa outra pedreira; uma terceira pedreira onde fizeram uma concha acústica e um parque; o centrinho histórico (dentro do Centro) bem badalado; paradas de ônibus modernas com pagamento antecipado, e que ainda por cima enfeitam a cidade; calçadão cheio de flores… Tudo isso mostra uma cidade com mentalidade para frente. Uma mentalidade de quem não tem medo de pensar grande, de mudar. Mentalidade de quem quer ser cada vez melhor. FIM!

O Bosque Alemão com a casa encantada ao fundo é rico em atrações. O Oratório Bach, uma sala para concertos musicais. A Torre dos Filósofos, com um mirante. A trilha João e Maria. A Casa Encantada, com uma biblioteca infantil. A Praça da Cultura Germânica. Além do bosque de mata nativa e nascentes de água doce.

Curitiba é nacionalmente conhecida como uma das capitais com os mais altos padrões de qualidade de vida do país. É também considerada a capital ecológica do Brasil. Abaixo compartilho dois vts sobre Curitiba para lhe aguçar a vontade de vir fazer um tour por esta cidade dos sonhos! A cidade da gente! (KMM)

 


 


Fonte: http://portoimagem.wordpress.com/page/4/?iframe=true&width=95%25&height=95%25
*Pesquisei e retirei as fotos para este post, da própria web, incluíndo os textos complementares anexos para comentar cada ilustração. (Kelly Cristiane)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário e volte sempre!

Informativo KMM

COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL

BLOG: Informativo KMM

Minha foto

Com bela fotografia e conteúdos ecléticos, o BLOG Informativo KMM tornou-se um guia indispensável para o encontro dos profissionais e empresas do setor. Acompanhe e VISITE O BLOG! http://informativokmm.blogspot.com.br