29 julho 2012

Sabedoria, Cultura, Inteligência.


Esses dias, me deparei com uma coisa que me chamou muito a atenção, e me fez pensar bastante. Qual a diferença entre, sabedoria, cultura e inteligência? Eu gosto muito de observar as pessoas. O modo como agem e etc. É bom, porque assim, sabemos onde as pessoas erram, onde acertam, e levamos isso pra nós. Uma coisa que eu detesto, mas detesto mesmo, é inteligência arrogante. Pessoas que leram 1 livro a mais. Passaram em um concurso, ou manjam num assunto que só interessam a ela, e pensam simplesmente que o mundo tem que cair aos seus pés, afinal, ela sabe tudo! todas as pessoas, tem pelo menos uma dessas 3 qualidades. Ou ela é inteligente, ou sábia, ou culta, ou os 3... enfim. Inteligência, é esforço aliado com a facilidade de aprender. Cultura, é ter um conhecimento expansivo, sobre lugares, livros, pessoas importantes, e geralmente a pessoa que tem cultura, sabe conversar, sabe chegar, sabe falar. E a pessoa sábia, simplesmente manja a vida, sabe onde deve ir, é o melhor livro pra conselhos.
Entre essas, a que eu mais admiro, é a sabedoria. Uma pessoa sábia, não trata ninguém mal, porque estudou mais que ele, afinal ela sabe que todas as pessoas devem ser tratadas igualmente. Uma pessoa sábia, não precisa falar pra ninguém que só gosta de boa músicas, lê bons livros, freqüenta bons lugares, afinal, ela sabe que humildade é uma virtude. Uma pessoa sábia, não precisa mostrar quanto ela ganha, não precisa mostrar que se esforçou pra chegar até ali, afinal, ela sabe que reconhecimento vem com o tempo. Uma pessoa sábia, não fala sobre filosofia, economia, crises, o tempo todo, afinal ela sabe, que as pessoas também gostam de falar besteiraas, rir, e ouvir músicas bobas. Um sábio, ri quando vê o quanto são bobos aqueles que competem pra ver quem tem o melhor salário, aqueles que são “melhores” por falarem inglês, e aqueles que por gostarem de Djavan, flavio Venturini, Zeca Baleiro, Arlindo Cruz, Elis Regina, balançando a cabeça e julgando aquele que ouve Aviões do Forró, sim, o sábio ri. Afinal, ele sabe que o valor das pessoas não está no que ela ouve, no que ela leu e sim, no que ela faz diante da vida, nas atitudes que ela toma. Cultura, e inteligência, são valores sim, o sábio também sabe disso, afinal, pessoas cultas são agradáveis, pessoas inteligentes, vivem bem, mas, ah! Eu também gosto de pessoas com cultura, são agradáveis. E pessoas inteligentes, admiráveis. Mas com o tempo a gente vai vendo, que essas pessoas, querendo ou não, se sentem melhores. É claro, estou generalizando. Pra alguém, isso aqui vai servir ;) 
 
Uma pessoa que é inteligente tende a tornar-se sábia com o tempo, considerando que a característica atribuída a uma pessoa "inteligente" é a facilidade de aprendizado. Para aprender precisa de prática. Sabedoria  é a "ciência da dinâmica da vida humana", e de outro lado a cultura é uma característica adquirida por meios voluntários, daí não obrigatoriamente atribuída a pessoas inteligentes. De inteligentes preguiçosos o mundo está repleto.
 by http://oupensa-nisso.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário e volte sempre!

Informativo KMM

COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL

BLOG: Informativo KMM

Minha foto

Com bela fotografia e conteúdos ecléticos, o BLOG Informativo KMM tornou-se um guia indispensável para o encontro dos profissionais e empresas do setor. Acompanhe e VISITE O BLOG! http://informativokmm.blogspot.com.br