09 agosto 2012

MARTHA ROCHA A ETERNA MISS BRASIL

Martha Rocha no auge da  beleza

Maria Martha Hacker Rocha (Salvador19 de setembro de 1936) é uma ex-modelo brasileira, eleita em 1954 a primeira Miss Brasil.
Martha Rocha é a sétima filha do casal Álvaro Rocha e Hansa Rocha. Aos 18 anos, Martha participou do concurso Miss Bahia, venceu e logo após tornou-se Miss Brasil. Em julho de 1954, Martha chega aos Estados Unidos e pesquisas já a consideravam eleita a Miss Universo. Martha ficou em 2º lugar e diz a lenda que a perda do o título de Miss Universo para a americana Miriam Stevenson se deveu a duas polegadas a mais nos quadris. O segundo lugar deu a Miss a fama absoluta. Depois do concurso, Martha Rocha tornou-se referência nacional de beleza.

AS DUAS POLEGADAS
A história das duas polegadas foi uma invenção de jornalista João Martins da Revista "O Cruzeiro" do Rio de Janeiro para consolar o orgulho brasileiro. Tudo foi combinado com os demais jornalistas brasileiros que estavam em Long Beach. A própria Martha autorizou a versão, conforme consta de sua autobiografia. Segundo Martha, "nem eu soube se essa história de duas polegadas teria sido verdade mesmo".
A Miss casou-se cedo com o banqueiro português Álvaro Piano e com ele teve dois filhos Álvaro Luis e Carlos Alberto Piano. Pouco depois, seu marido sofreu um acidente de avião e Martha passou a ser viúva. Voltou ao Brasil com 23 anos e tornou a estar fortemente presente na mídia. Em 1961 casou-se com Ronaldo Xavier de Lima e teve uma filha Claudia Xavier de Lima. Residindo durante anos em majestosa cobertura dúplex na Avenida Atlântica, em Copacabana

VIDA APÓS O CONCURSO
Símbolo de beleza do século 20, ela continua linda.  Aos 73 anos em 2009, ganhou lugar na Calçada da Fama de Ipanema.

A partir de 1996, passou a aparecer em júris de concursos de beleza se tornando a primeira miss a cobrar cachê para tanto. Em entrevista publicada em abril de 2006 pela revista IstoÉ, Martha explicou que era uma necessidade, pois no ano anterior perdera todo o dinheiro que tinha com a falência de uma instituição financeira (a Casa Piano) comandada na época por um de seus familiares no Rio de Janeiro.
Em 2000, descobriu ser portadora de câncer de mama após assistir a uma reportagem televisiva sobre mutirões de saúde que promoviam o autoexame. A partir daí, Martha passou a ter outro estilo de vida. Nessa época, mudou-se do Rio para Volta Redonda, onde reside um de seus filhos.
Em 2004, Martha foi homenageada com uma exposição itinerante de fotos de sua trajetória como Miss Brasil. Nesse ano, o concurso chegava ao seu 50º aniversário.


Martha Rocha Miss Brasil em 1954







Marta Rocha Miss Brasil 1954
Em 2009
LIGAÇÕES EXTERNAS

A miss que virou torta...

 




Um clássico - A famosaTorta Marta Rocha

A miss que dá o nome a receita, dispensa comentários... Dona Dair da Costa Terzado, proprietária da Confeitaria das Famílias, homenageou o marido (Jesus Alvarez Terzado) e também em homenagem a miss criou a  torta Marta Rocha que é uma massa de pão-de-ló branca e preta recheada com creme de ovos, nozes e coberta com suspiros. Para quem não sabe a miss Marta Rocha era bem branquinha, com os olhos azuis e os cabelos cacheados. Dona Dair então inspirou-se nessa imagem para fazer um dos maiores hits gastronômicos das festas de 15 anos e aniversários aqui da região Sul e parte do Sudeste.  

imagem o bonde confeitaria

A Confeitaria das Famílias fica bem no centro da Rua XV de Novembro, o calçadão da XV em Curitiba, ela fica no número 374 da rua XV e foi inaugurada no dia 20 de outubro de 1945 pelo espanhol Jesus Alvarez Terzado. O ponto alto da casa são os doces e não preciso dizer que há anos não há quem supere a maravilhosa torta Marta Rocha da Dona Dair.
 

confeitaria
Gente o mais legal disto tudo é que eu  tenho frequentado esta confeitaria para tomar os meus habituais cafés... e nem sabia deste detalhe histórico. De fato as tortas, os salgados, os docinhos em geral, são muitooo deliciosos! Experimentem também  o pão caseiro fresquinho, este é excelente!  Eu costumo comprar e ainda levar as guloseimas pra casa. (Kelly Cristiane)


Fontes de pesquisa: 
http://jhomundomiss.blogspot.com.br/2010/11/mundo-miss-presta-homenagens-eterna.html
http://docedesignsp.blogspot.com.br/2010/07/um-classico-by-doce-design-torta-marta.html
http://temperomental.com/2009/05/17/a-miss-que-virou-torta/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário e volte sempre!

Informativo KMM

COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL

BLOG: Informativo KMM

Minha foto

Com bela fotografia e conteúdos ecléticos, o BLOG Informativo KMM tornou-se um guia indispensável para o encontro dos profissionais e empresas do setor. Acompanhe e VISITE O BLOG! http://informativokmm.blogspot.com.br