22 agosto 2012

BOOK OU COMPOSITE?

 QUE TIPO DE FOTOS AS AGÊNCIAS TRABALHAM, BOOK ou COMPOSITE?

 

Veja aqui nesta postagem um resumo sobre Book Digital e Composite HD  e o tipo de material que as agências de modelos utilizam nos dias de hoje.
Se você pretende atuar como figurante em comerciais, catálogos publicitários, desfiles e eventos em geral, você necessariamente deverá possuir seu Book, que é um álbum de fotos que serve para que as agências de modelos possam apresentar você aos produtores.

Porém hoje em dia, a grande maioria das agências do mercado, apresentam seus modelos a seus clientes através de uma espécie de “cartão de visita” chamado de Composite. O Composite é montado pela própria agência de modelos, que seleciona três das melhores fotos, para que sejam destacadas suas características mais marcantes, fazendo com que o cliente se sinta atraído por seu perfil e, consequentemente, por sua imagem.
Acompanhando a evolução dos tempos, o Book impresso deu lugar ao Book Digital HD (HD=high definition ou alta resolução), geralmente gravado em mídia Blu Ray Disc, que garante a alta definição nas imagens. A partir do Book Digital HD, é feita a escolha das imagens que farão a composição do Composite Digital HD , se preferir Composite Alta Definição ou Composite Blu Ray, que  na prática é tudo a mesma coisa e serve para facilitar a divulgação dos agenciados aos contratantes ou até mesmo a publicação desse mesmo Composite no site da agência.
Dicas:

-  No dia do ensaio procure ir com roupa comum do dia a dia. Não use roupas glamourosa como se usava em books antigamente,  isso nos dias de hoje é cafona.

- EVITE fotos “temáticas” para crianças, como por exemplo vestida de ursinho. Isso pode até ser legal como recordação, mas não para usar  como uma foto profissional.

-  Não forçar na maquiagem, isso pode tornar o perfil de uma menina de 12 anos parecer ser moça de 17 anos ou mais e assim até ser prejudicada em seleções de seu perfil.

- Cuidado ao procurar um conhecido ou um fotografo não especializado. As fotos podem não ficar de acordo com o padrão usado em agências. Procure sempre um profissional especializado para não gastar duas vezes.

- O direito autoral sobre uma foto é do fotografo e NÃO do modelo. Agências de modelos idôneas geralmente trabalham de acordo com a Lei e exigem autorização para trabalhar com fotos de outros fotógrafos. Caso você já tenha fotos feitas fora de sua agência, saiba que deve haver um contrato onde o fotografo autor das fotos autoriza a agência divulgar as mesmas. Veja um modelo de contrato de Cessão de Direito Autoral de fotografia em:

http://www.abrafoto.org/media/guia/7/29152822008.pdf


NÃO PERCA MAIS TEMPO! Tenha seu Composite em mãos, e multiplique suas chances de conseguir oportunidades neste mercado. Abaixo alguns modelos profissionais e  bem bacanas de composites!


Composites de Emanuela de Paula, Nathalie Edenburg, Cintia Dicker e Carol Ribeiro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário e volte sempre!

Informativo KMM

COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL

BLOG: Informativo KMM

Minha foto

Com bela fotografia e conteúdos ecléticos, o BLOG Informativo KMM tornou-se um guia indispensável para o encontro dos profissionais e empresas do setor. Acompanhe e VISITE O BLOG! http://informativokmm.blogspot.com.br