17 setembro 2012

DONA CANÔ! Os 105 anos da matriaca tem festa longa e animada!



Caetano Veloso e Dona Canô
Caetano Veloso & Dona Canô
Foi longa e começando pela manhã bem cedo, com direito a café, missa e almoço festivo, a comemoração dos 105 anos da matriarca mais conhecida de Santo Amaro, Claudionor Viana Teles Velloso, a Dona Canô.
Ela é destacada em todo o Brasil por ser a mãe de artistas famosos como os cantores Caetano Veloso e Maria Bethânia e a poetisa Mabel Velloso, além de outros cinco filhos, Clara Maria, Rodrigo, Roberto, Irene, e Nicinha que morreu no ano passado.
O bolo com velinhas fez parte da primeira parte da festa, que foi o café da manhã para convidados, na casa da família na Avenida Viana Bandeira. A rua onde mora os Vellosos fica no centro da cidade que tem 60 mil habitantes e está a 75 km de Salvador. Santo Amaro tem história de destaque como centro da aristocracia rural da Bahia, e o curioso é que, apesar da população pequena, tem centro comercial movimentado.
A vaidade de Dona Canô não passou despercebida. Vestiu branco, a cor preferida para as festas, mas com produção diferente. Um vestido sem mangas, e desenhos em richelieu, o bordado francês preferido pela antiga burguesia baiana, foi a primeira roupa. depois um tailleur em seda branca, para a missa. Igreja lotada durante missa!
A missa na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Purificação, celebrada pelo Monsenhor Walter Jorge Pinto Andrade e concelebrada pelos padres Reginaldo Manzotti e Kleber Santana agitou a cidade. O templo em estilo barroco monumental é de 1700 e tem capacidade para receber 500 pessoas na nave central. Mas ela ficou lotada e deixou muitos curiosos nas escadarias central e das laterais.
Maria Bethânia cantou durante a celebração e fez saudação emocionada à mãe aniversariante. Discreto, Caetano foi o ultimo dos filhos a entrar na igreja e ficou com o filho do meio, Zeca Lavigne Veloso, que é deejay, no lado esquerdo, na fileira oposta à que estavam Dona Cano e os filhos Clara Maria e Rodrigo Velloso, e também Maria Bethânia.
A produtora e atriz Paula Lavigne, ex-mulher de Caetano Veloso, não perde as festas da matriarca da família e ex-sogra dela. Assistiu toda a celebração em um dos mezaninos da nave, que é um espaço conhecido como coro de igreja na arquitetura sacra. Ao lado de Paula, o musico paraense Felipe Cordeiro. Outra celebridade que chamou a atenção foi a atriz Glória Pires.
Dona Canô Velloso é considerada uma mecenas de solidariedade em Santo Amaro. Todas as manhãs uma longa fila se forma em frente á casa de oito quartos, onde a família mora, para receber remédios, agasalhos e até cadeira de rodas. Parte dos donativos ela compra, outra parte são doações que consegue com autoridades.
Apesar dos filhos famosos, foi dona Canô quem iniciou a vida artística na família. “Trabalhei como atriz desde os nove anos de idade, fazendo apresentações em espaços dos engenhos da região”, costuma contar, destacando os textos de Oduvaldo Viana como de maior sucesso. Ela foi educada no “Colégio das Irmãs Sacramentinas” de Santo Amaro. “Eu lia Victor Hugo no original, em francês”. conta, reforçando a pronúncia vitô higô. 
Por Valdemir Santana   Fonte: http://www.tribunadabahia.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário e volte sempre!

Informativo KMM

COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL

BLOG: Informativo KMM

Minha foto

Com bela fotografia e conteúdos ecléticos, o BLOG Informativo KMM tornou-se um guia indispensável para o encontro dos profissionais e empresas do setor. Acompanhe e VISITE O BLOG! http://informativokmm.blogspot.com.br