21 dezembro 2012

Solenidade dos 100 anos da UFPR lota Teatro Guaíra

Fachada restaurada do Prédio Histórico. Foto: Rodrigo Juste Duarte
Fachada restaurada do Prédio Histórico - Foto: Rodrigo Juste Duarte


Redação Bonde com ACS-UFPR

O Teatro Guaíra, em Curitiba, ficou lotado na noite de quarta-feira (19) para as comemorações dos 100 anos da Universidade Federal do Paraná (UFPR). A sessão pública e solene do Conselho Universitário teve homenagens aos docentes, técnicos administrativos e acadêmicos, representando a comunidade universitária. "Esta é a casa da diversidade. A Universidade é rica porque abre as portas para todos. É uma obra coletiva, feita por milhares de mãos, cérebros e corações", ressaltou o reitor Zaki Akel Sobrinho, que foi oficialmente reconduzido ao cargo durante a cerimônia. 

Leonardo Bettinelli/UFPR
Cerimônia teve homenagens a docentes, técnicos e acadêmicos


A solenidade contou com presença de dezenas de autoridades, entre elas o governador Beto Richa (PSDB), o prefeito de Curitiba, Luciano Ducci (PSB), o prefeito eleito da capital, Gustavo Fruet (PDT), e o reitor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Carlos Educardo Cantarelli. Na plateia, centenas de pessoas, em especial servidores e estudantes da instituição. 

UFPR (Foto: Cesar Brustolin/SMCS/Divulgação) Universidade Federal do Paraná

Na presença de seis ex-reitores da UFPR – Ocyron Cunha, Carlos Alberto Faráco, José Henrique de Faria, Carlos Alberto Antunes dos Santos, Carlos Augusto Moreira Júnior e Márcia Helena Mendonça – a história da instituição foi relembrada. O vice-reitor Rogério Mulinári, que coordenou o comitê de comemoração dos 100 anos, criado em 2009, apresentou o contexto da fundação em 1912 e os principais fatos na trajetória da UFPR. Ele lembrou especialmente o papel dos fundadores: Nilo Cairo, Victor Ferreira do Amaral, Euclides Beviláqua, João Barcello, Tenente Daltro Filho e Hugo Simas.
Auditório do Teatro Guaíra ficou lotado para a solenidade.

Antes de receber das mãos do Secretário de Educação Superior do Ministério da Educação, Amaro Lins (representando o ministro da Educação, Aloizio Mercadante), o medalhão de reitor, Zaki Akel Sobrinho apresentou um breve relatório de atividades da gestão 2008/2012. Entre outros números, destacou o crescimento em cursos de graduação, de 77 para 113; nas vagas para novos alunos, de 4.339 para 6.022; na pós-graduação, de 82 para 112 cursos de mestrado e doutorado; nas bolsas de assistência estudantil, de 566 para 4.905. Boa parte desse crescimento está ligada à adesão da UFPR ao Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni).
Zaki Akel Sobrinho recebe o medalhão de reitor

Durante a solenidade, os Correios fizeram o lançamento oficial do selo comemorativo em homenagem as 100 anos da UFPR. Com a imagem do prédio central e valor unitário de R$ 1,20, o selo terá uma tiragem de 300 mil exemplares. Segundo o diretor regional dos Correios do Paraná Aerovaldo Figueiredo, o selo, uma tradição secular, é uma forma de contar a história de um país.

Fachada restaurada do Prédio Histórico - Foto: Rodrigo Juste Duarte


Homenagens -
Para homenagear a comunidade acadêmica, foram entregues diplomas especiais. O professor Elias Karan Júnior, do Setor de Ciências Biológicas, recebeu o diploma em nome dos docentes, por ser o professor há mais tempo na ativa na UFPR. Da mesma forma, Maria de Lourdes Gonçalves, do Setor de Ciências da Saúde, servidora há mais tempo na ativa, representou os técnicos administrativos. Os acadêmicos Elen Rosa e Marcos Vinícius Ribeiro, membros do Diretório Central dos Estudantes da UFPR, representaram os discentes.

A solenidade foi encerrada com a apresentação da Orquestra Filarmônica, o Coro e o Madrigal da UFPR e o Coral da UTFPR, com as composições Glória, de Padre Maurício Nunes Garcia, e Aleluia, de Haendel.

http://www.ufpr.br/portalufpr/wp-content/uploads/2012/12/100-anos-p%C3%BAblico.jpg
Público na praça Santos Andrade. Foto: Rodrigo Juste Duarte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário e volte sempre!

Informativo KMM

COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL

BLOG: Informativo KMM

Minha foto

Com bela fotografia e conteúdos ecléticos, o BLOG Informativo KMM tornou-se um guia indispensável para o encontro dos profissionais e empresas do setor. Acompanhe e VISITE O BLOG! http://informativokmm.blogspot.com.br