25 janeiro 2013

GAROTA VERÃO 2013! Do 'asa-delta' ao lacinho, concurso acompanhou evolução de biquínis




Roberta Lemes Do G1 RS



Dsfile do Garota Verão  (Foto: Zero Hora) 

Maiô discreto foi usado na edição de 1985, na final em Porto Alegre.
A partir de 1986, biquiní reinou absoluto em Capão da Canoa.
(Foto: Zero Hora)

Desde os anos 1980, milhares de meninas desfilam à bordo de peças criativas no litoral gaúcho. Item fundamental no vestuário feminino em um país tropical e cheio de belas praias como o Brasil, a roupa de banho tem sido símbolo da liberação e da sensualidade feminina desde sua criação (oficialmente datada de 1946). Por ser a cara da estação mais quente do ano, nada mais justo que também se tornasse o figurino do Garota Verão. Em três décadas de concurso, as peças da grande final do evento passaram por mudanças no tamanho, na textura e na cor. O modelo da  edição 2013 ainda é surpresa, mas a escolha da vencedora está marcada para o dia 23 de fevereiro, em Capão da Canoa, Litoral Norte do Rio Grande do Sul.


Kátia Oliveira, Garota Verão 1986 (Foto: Zero Hora) 
Modelo asa-delta no ano de 1986 (Foto: Zero Hora)


Nos dois primeiros anos (1983 e 1984), a final do Garota Verão não era realizada na beira da praia. As meninas desfilavam em uma danceteria de Porto Alegre, vestindo roupas de festa. Em 1985, o título foi entregue a Marília Czamansk à beira da piscina do Petrópolis Tênis Clube. Na ocasião, as candidatas trajavam um modelo discreto de maiô.
O biquíni de duas peças deu as caras pela primeira vez na edição de 1986, quando o concurso passou a eleger sua soberana nas areias de Capão da Canoa. A vencedora Kátia Oliveira e outras 61 moças mostraram as curvas em um ousado fio dental no estilo "asa-delta" - com as laterais da parte inferior presas na altura da cintura.

Nadine Dubal, Garota Verão 1995 (Foto: Zero Hora) 
O biquíni de lacinho em 1995 (Foto: Zero Hora)

A década de 1980 foi marcada pelo tamanho mínimo das roupas de banho femininas e o Garota Verão seguiu a tendência. Modelos "cortininha" com a parte superior unida à inferior por cordinhas amarradas também apareceram, sempre em cores neutras. Tudo acompanhado de pés descalços ou sandálias rasteiras.
Os anos 1990 foram um período de transição. Os resquícios da década anterior foram dando lugar a uma fase mais clean. Em 1995, Nadine Dubal foi a grande campeã a bordo de um biquíni de lacinho. O modelo sem bojo ou arames de sustentação se manteve soberano. Os tons transitaram entre os cítricos, passaram pelo fluo e chegaram ao azul.

Ingrid Alfaya, Garota Verão 2000 (Foto: Zero Hora) 
Prata e recortes no desfile de 2000
(Foto: Zero Hora)


Com o novo milênio, veio também uma significativa mudança nos biquínis da final do Garota Verão. De fato, em 2000 a história da evolução da peça foi contada na passarela montada em Capão da Canoa. A escolhida daquele ano, Ingrid Alfaya, e suas concorrentes desfilaram em um modelo prateado com a parte de baixo em tamanho grande e sutiã tipo faixa.
Nos anos seguintes houve biquínis dourados, com paetês, cortininha invertido e até com shortinho e adereços de cabelo combinando. Peças bordadas e com recortes assimétricos fizeram sucesso em 2005, quando a ganhadora foi Taíse Rodrigues Dias. A transformação passou ainda pelos pés: as candidatas passaram a usar salto altíssimos nos desfiles.

Gabriella Soltys, Garota Verão 2010 (Foto: Zero Hora) 
O maiô voltou à passarela em 2010
(Foto: Zero Hora)


O maiô voltou às passarelas em 2010, quando a eleita foi Gabriella Solttys. Um modelo preto, aberto nas laterais e com pequenos detalhes coloridos foi o escolhido. O estilo se manteve no ano seguinte, em um tomara-que-caia na mesma cor. Na edição que celebrou os 30 anos do concurso, a vencedora Marceli Viana e suas princesas trouxeram à passarela um modelo em cirré preto, com diversas amarrações laterais.  Fonte http://g1.globo.com

Para ler mais notícias do G1 Rio Grande do Sul, clique em g1.com.br/rs. Siga também o G1 RS no Twitter e por RSS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário e volte sempre!

Informativo KMM

COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL

BLOG: Informativo KMM

Minha foto

Com bela fotografia e conteúdos ecléticos, o BLOG Informativo KMM tornou-se um guia indispensável para o encontro dos profissionais e empresas do setor. Acompanhe e VISITE O BLOG! http://informativokmm.blogspot.com.br