28 abril 2013

Curitiba: Sede da Copa 2014

por Geórgia Honório

Curitiba é considerada cidade modelo, o que fica bem claro assim que você pisar na cidade. A capital paranaense apresenta uma ótima infraestrutura para seus moradores e visitantes, assim como opções de lazer variadas para todas as épocas do ano.
A cidade é especialmente conhecida por suas soluções urbanas inovadoras fornecendo aos seus moradores e turistas uma excelente qualidade de vida e infraestrutura de excelência para quem visita ou reside em uma grande cidade. Além da facilidade em transportes, Curitiba é conhecida como “cidade verde” por conter muitas praças e parques. São mais de 30 parques e bosques que são o resultado mais visível de uma série de medidas públicas tomadas ao longo do tempo. Nos anos 1970, muitos vazios urbanos poderiam ter sido loteados para moradia, porém isso se transformaria em uma futura “fábrica de enchentes”. A opção, com visão estratégica, foi criar reservas de verde, em parques e bosques que unem as funções de preservação ambiental, saneamento, esporte e lazer.
Um dos principais cartões postais da cidade é o Jardim Botânico, parada obrigatória para visitantes de primeira viagem (e os que retornam também, afinal é de uma beleza ímpar). São mais de cinquenta espécies de plantas e flores encontradas em meio a uma suntuosa construção de vidro e metal que embeleza este jardim geométrico com suas esculturas e trilhas.




Outro ícone é o Teatro Ópera de Árame, que contém a Pedreira Paulo Leminski e a Ópera de Arame, uma estrutura metálica com paredes transparentes com capacidade para abrigar cerca de 1600 pessoas, construída sobre um lago. Representante de uma das muitas etnias locais, o Bosque do Alemão possui uma das mais lindas vistas da cidade, com uma réplica da Catedral de Bach e é possível até experimentar uma legítima “torta de maçã” alemã. O Museu do Olho ou Museu Oscar Niemeyer também é outra parada obrigatória. Localizado no centro cívico, é possível conferir exposições de arte fixas e itinerantes e até mesmo fazer um piquenique ao ar livre, para sentir-se um legítimo curitibano.




E que tal um passeio de trem pela Serra do Mar? Graças à sua localização geográfica, visitantes podem fazer um passeio com 150 km de extensão, 14 túneis e 30 pontes em meio a Serra do Mar. A viagem leva cerca de três horas e leva até Morretes, onde você poderá deliciar-se com um barreado, prato tradicional da região feito à base de farinha de mandioca e carnes cozidas. Para finalizar, dois passeios para o domingo. Primeiro a feira no Largo da Ordem, uma opção de lazer em família e compras a serem feitas no Mercado Municipal da capital, que conta com boas lojas e ótimos restaurantes. Emende com um passeio pelo Shopping Novo Batel ou pela Cinemateca, para apreciar um filminho à moda antiga sem perder o conforto. Outra sugestão é o Parque do Tingui em Curitiba, ou qualquer dos muitos parques da região. Há bosques para homenagear alemães, poloneses, ucranianos, italianos e japoneses. No Parque do Tingui há um memorial ucraniano retratado na arquitetura da igreja principal da área verde, que dispõe espaços para prática de esportes e comercialização dos pessankas, artesanato ucraniano típico.




Se você tiver disposição, poderá encarar os pontos turísticos da cidade a pé. Curitiba é uma cidade muito bem preparada para turismo, com roteiros pré-definidos para você visitar, porém também possuem um ônibus turístico para você conhecer todos os pontos sem se cansar muito. Vale muito a pena qualquer uma das opções. E não deixe de conferir as padarias e restaurantes do bairro gastronômico Santa Felicidade!



Fonte http://www.365diasviajando.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário e volte sempre!

Informativo KMM

COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL

BLOG: Informativo KMM

Minha foto

Com bela fotografia e conteúdos ecléticos, o BLOG Informativo KMM tornou-se um guia indispensável para o encontro dos profissionais e empresas do setor. Acompanhe e VISITE O BLOG! http://informativokmm.blogspot.com.br