09 julho 2013

Como montar uma revista impressa

Diante da crescente disponibilidade de informativos na web, houve uma necessidade dos editores em trabalhar mais a atratividade da revista impressa e fidelizar seu público. A ação que obteve resposta a fidelização, foi transparecer ao leitor alguns parâmetros de importância na escolha por uma revista impressa, que vão desde entrevistas e matérias com maior credibilidade de fonte, durabilidade do conteúdo, periodicidade, sofisticação em design na ilustração das matérias, excelência em fotografias, além de dispor maior conforto no espaço da leitura.

A revista impressa no cenário de comunicação e mídia

  • Gera informação, publicidade e marketing empresarial.
  • Alcança maior visibilidade no lançamento de produtos, fixação de marcas empresariais e valorização de serviços personalizados.
  • É vista por muitos, como um veículo de comunicação rentável na formação de vínculos entre organizações empresarias e seus respectivos públicos.
Por estas características, é valido frisar que em posse de um bom planejamento de edição e conhecimento de programas em design e acima de tudo interesse e competência. Você poderá criar sua revista e render proporcionalmente junto ao crescimento de leitores.

Para montar uma revista impressa busque informações, sobre:

Características e diferentes padrões de revistas

Seja em qualidade de impresso, fotografia, diagramação, matérias bem estruturadas. Distribuição das matérias por páginas. Ex: Onde cabe “a matéria destaque”? Espaço adequado para mídia e patrocínios e entre outras observações.

Avaliar oportunidades por localidade para empreender sua revista.

Ex: caso, você more em bairro ou cidade de porte turístico, comercial, empresarial, moveleiro ou industrial. Nestes, sempre haverá necessidade do empresariado local em expor seus serviços e produtos num espaço de mídia e publicidade. Uma revista poderá suprir bem esta procura.

Procure em você, perfil de um editor de revista

Você gosta de escrever e sempre se viu como um bom divulgador do que acontece de melhor em seu bairro?
Ex: comenta sobre vantagens desde mercearias antigas que ainda mantém o charme e prestígio de um atendimento personalizado, promoções, comércios com estruturas voltados a inclusão social para pessoas que possuem mobilidade reduzida e entre outros exemplos que você gostaria que fossem valorizados e até servisse como exemplos administrativos seja em comercio, turismo, esporte, educação.
Caso, você tenha se visto diante destas características? Conteúdo para revista você já tem e clientes para anunciar em sua revista também. Agora é só por a mão na massa e criar a sua revista.

Visite algumas gráficas que trabalham com impressão de revistas

E avalie o sistema que cada gráfica prioriza na diagramação da revista desde melhor escala de cores, melhor papel, tamanho adequado de matérias, o que o público vem mais valorizando em sofisticação e estética impressa e outros.
Antes da criação da revista é primordial ter conhecimento em alguns programas que são: CorelDraw (para figuras, desenhos vetorias), Photoshop (para arquivos raster como imagens e fotos), PageMaker, InDesign (Estes servem para diagramação da revista). A escala de cores a ser utilizada para material impresso deve ser a CMYK.
OBS: Caso você não domine estes programas você precisará do auxilio de um amigo ou alguém que comande padrões de criação de uma revista, pois se as fotos apresentarem baixa resolução, padrão de cores errada, formato errado, tipos de letra ilegíveis. Poderá ocorrer uma reversão de expectativas.
Agora, caberá estudar qual será a abordagem da sua revista Vale considerar qual será o publico leitor que predomina mais para criação da sua revista? Se o foco é mais voltado a negócios, empresariado, mercado, educação ou turismo? E lembre-se! A eficiência da publicação depende muito mais do interesse do público leitor.

Passo a passo e dicas para criação de uma revista:

Suponhamos que o seguimento da sua revista será negócios, pois você avaliou seu bairro e vizinhança e constatou que o mesmo, trata-se de um bairro comercial.

1 – Destrinchar o ramo de negócios você poderá aborda nas matérias de sua revista. EX:

  • Matéria- O que torna as organizações comerciais duradouras? (entrevistar comerciantes que apresentam longevidade e sucesso na administração do seu negocio)
  • Matéria – Empresas mostram seu ABC em Gestão qualificada.
  • Matéria- Enxergue oportunidades de crescimento empresarial
  • Matéria- Franquias que superaram as expectativas e alavancam seu negócio.
Dica: Para inicio, crie oportunidades de mobilizar recursos para primeira tiragem da sua revista, como por exemplo; esclareça que com a publicação das matérias acima citadas, proporcionará divulgação em marketing e publicidade ao empresariado que foi a fonte para criação das matérias. Assim, você vinculará seus interesses de (Editor) aos dos entrevistados (fonte), onde todos saíram satisfeitos pela troca de serviços.

2 – Organizar o espaço que cada matéria irá ocupar na revista.

Ex:
  • Matéria- Empresas mostra seu ABC em gestão qualificada (espaço- duas páginas)
  • Matéria- Enxergue oportunidades de crescimento empresarial (espaço – uma pagina)

3 – Ordem das matérias

  • Matéria- enxergue oportunidades (pagina 1)
  • Matéria- Empresas mostra seu ABC em gestão qualificada (pagina 3 e 4)
  • Matéria- O que torna as organizações comerciais duradouras? (pagina central) e assim sucessivamente.

4 – Chegou à hora de montar o boneco da sua revista

  • Ou melhor, trabalhar toda a diagramação e edição da sua revista desde visual das páginas com inserção de textos, fotos, tipo de papel, cores tudo que envolve o projeto gráfico da revista.
  • É valido usar as dicas de diagramação obtidas nas gráficas que você visitou. Porém vale ressaltar que a elaboração dos periódicos, inclusive formato, números de páginas, capa, impressão a cores e paginação variam de acordo como os seus objetivos, volume de leitores, verba disponível e conteúdo da revista.
  • Esta é a fase mais importante na criação da revista, é onde você poderá visualizar sua idéia e checar se todos os detalhes estão de acordo com o planejamento.
OBS: É Aqui que você usará os programas corelDraw, Photoshop, PageMaker, InDesign e a escala de cores CMYK

Você poderá obter o passo a passo da criação de um boneco de revista aqui:


5 – Financiamento para tiragem da revista

  • Com o Boneco da sua revista já pronto, caso você não possua verba para investir na primeira tiragem da revista. Vá até as empresas e comércios escolhidos com o boneco da sua revista em mãos e mobilize recursos, ou melhor, venda sua idéia envolva os empresários com os conteúdos que sua revista abordará, comercialize espaços publicitários que financiarão a tiragem da sua revista. Atenção: se a impressão do boneco for feita em impressora caseira? Adicionem no boneco recortes de outras revistas com o tipo de papel, cores, fotografia e outros detalhes que você priorizará para edição de sua revista. Próximo passo, antes da impressão será:

6 – A arte-finalização:

  • É o fechamento do arquivo antes de ser enviado para gráfica. Aqui será tudo revisto e adequado aos fatores exigidos pela gráfica desde montagem das matérias, colocação de fotos, títulos, ilustrações e emendas. Cabe esta função, ao profissionalismo de um arte finalista.
*Dica – Se você possui dinheiro para investir na criação da sua revista? Contrate um Design para criar a arte e diagramação da revista. E um Arte Finalista para o fechamento do arquivo antes de enviar a gráfica.

Saiba que existe um Planejamento Editorial Padrão, utilizado para criação de jornais e revistas. Onde, seguir as diretrizes deste trará praticidade e rentabilidade.

*Válido lembrar que alguns tópicos do planejamento padrão coincidirão com o que já foi abordado no “passo a passo para criação de uma revista”. Salvo que, “o passo a passo”, destrincha mais detalhes em criação. E o “Padrão” trás diretrizes estruturais e organização administrativa.

Etapas para criação de um planejamento editorial padrão

1 – Pauta- É necessário discutir os assuntos, escolher os mais importantes e determinar o enfoque a ser dado a cada um, só assim decidir como as matérias vão ser tratadas.
É Válido frisar que as matérias dividem-se em:
  • Noticias
  • Editorial
  • Artigo
  • Entrevista
  • Reportagem
  • Coluna
  • Resenha crítica
  • Carta do leito
  • Outras sessões: enquetes, passatempos e outras…
OBS: Os artigos, editoriais, reportagens, resenha crítica, coluna. Estas matérias tende a refletir a opinião ou descrição pessoal de fatos ou acontecimentos, não tem um modelo a seguir e sim depende da maneira de cada um escrever. Já as notícias que são impessoais, devem ser abertas por um lead. Isto é, o primeiro parágrafo resume toda matéria, respondendo as perguntas: O quê? Quem? Onde? Quando? Por quê? Como? .
Muita atenção! Se a revista abordar notícias ou reportagens? Será necessário ter auxílio ou contratar um Jornalista. Pois, na criação de notícia e reportagem, cabem técnicas e padrões de edição de imprensa.
2 – Fechamento- É o recolhimento, avaliação e distribuição das matérias. Atenção! Na redação, as frases devem ser curtas e não repetir a mesma palavra em um só parágrafo.
3 – Edição e diagramação da matéria- É a revisão, colocação de título e a elaboração do “boneco” ou modelo de como vai ficar a revista. Daqui, começa também a disposição da matéria pelas páginas da revista.
Dica: Existe uma importância na distribuição das matérias por páginas. Consideram-se as páginas ímpares, “quentes” e as pares, “frias”.
Ex: para reportagens ou matérias de peso a página 3 é nobre (página ímpar) as páginas centrais também têm seu valor nobre. Já as páginas pares, ficam as sessões de enquetes, passatempos, matérias curtas. Enfim, assunto para ler com mais calma. A última página poderá coincidir com o numero par, porém esta é considerada de posicionamento nobre também.
4 – Expediente- aqui deve ser colocado o nome da revista e especificar se é uma publicação mensal, bimestral ou outras. Endereço, os nomes de quem nela trabalharam, a gráfica que imprimiu e a data de publicação. Tudo isto deve ficar na Página 2.
5 – Composição- Compor as matérias é passar os textos para o papel que formará as colunas da revista.
6 – Arte-finalização- É a montagem das matérias com fotos, títulos, ilustrações e emendas.
Dica: As fotos e ilustrações grandes devem ser colocadas em cima do texto e nunca embaixo.
7 – Impressão- Leve a sério, a qualificação na impressão da sua revista. Lembre-se, que a impressão revelará todo o seu trabalho de criação e edição ao público desejado. Assim, não economize investimento nesta etapa, evite sujar papel ou erros amadores. Procure gráficas qualificadas que ofereça serviços completo desde prepress e pre-mídia, passando pela impressão off-set e digital, acabamento, até a distribuição. Considere este como um alicerce do seu negócio.
8 – Distribuição- É o total dos exemplares efetivamente distribuídos de cada edição da revista, cujo resultado deve ser observado.
9 – Periodicidade da revista- a escolha da periodicidade da revista caberá atenção do criador, podendo ser mensal, bimestral ou trimestral. Procurar manter a periodicidade da revista é primordial, pois sem ela não se fixa imagem e, conseqüentemente, não se forma conceito.
10 – Equipe- Funcionários ou auxiliares para remessa de matérias; Jornalista, Revisor de textos, Design, fotógrafo, Arte finalista, finanças, marketing e vendas.

Financeiro

Levante todas as despesas como; material, contratação de terceiros, serviço de gráfica e outros. Importante procurar informações sobre capital de giro e demais direções que lhe condicione a um alicerce, ou melhor, a inserção do seu empreendimento no mercado de comunicação. Para isto, é primordial ter seu plano de negócios.

Registre sua revista

A Revista impressa é considerada um veículo de comunicação social. Sendo assim, considera-se clandestino o jornal ou outra publicação periódica, não matriculada nos termos do art.122 ou em cuja matrícula não conste os nomes e as qualificações do diretor ou redator e do proprietário.
É valido averiguar maiores detalhes na LEI Nº 6.015, DE 31 DE DEZEMBRO DE 1973. Art.123- O pedido de matrícula conterá as informações e será instruído com os documentos.
Procure um cartório mais próximo e esclarecerá todas as suas dúvidas sobre o protocolo essencial para este serviço. Lá, caso necessário, você será encaminhado a outras repartições.

Ao iniciar os serviços, leve em consideração:

  • Primeiro numero de edição - Este deverá sempre sair com o número 0 (zero) é uma experiência só depois sai o numero 1 (um).
  • Peculiaridades regionais – levem em consideração se os assuntos abordados da sua revista vêm de encontro ao interesse do publico. Se foca a vivencia do publico da região ou estar focando o nacional [solto].
  • Avaliação – para manter a qualidade editorial, avalie o interesse do leitor. Realize pesquisas de campo (este serviço pode ser terceirizado).

Por: Syelida Luna
http://www.novonegocio.com.br

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