19 setembro 2013

A única negra das 27 candidatas a Miss Brasil 2013

A falta de Miss Negras nos estados brasileiros nos mostra o quanto nosso país se encontra mergulhado  no racismo da imposição do padrão de beleza que só valoriza a estética europeia. O que aconteceu alguns meses atrás no concurso  da  miss Bahia,  motivo de protestos nas redes sociais por ter apenas duas negras (Priscila e a Rafaela Muniz) entre as 30 candidatas, agora acontece no concurso Miss Brasil 2013.

Em seu blog, o sociólogo Roberto Izoton escreveu a respeito da polêmica no Miss Bahia 2013, e destacou:
— Quem nunca escutou as expressões "nariz de batata", "cabelo ruim", "cabelo de pico", "beiçola", entre outras, em referência a pessoas negras? Isso é característica do racismo de marca vigente no Brasil, de acordo com [o sociólogo] Oracy Nogueira, e também é fruto de um padrão de beleza que valoriza a estética europeia, onde são consideradas lindas, por exemplo, mulheres brancas, com cabelos lisos e louros, olhos azuis e, preferencialmente, magras.
Agora no concurso Miss Brasil 2013,  que acontece no dia 28 de setembro, no Minascentro, em Belo Horizonte (MG), a Miss Bahia é a unica negra entre as 27 representantes dos estados. A questão se torna  nacional. O Brasil com mais da metade da população negra, só uma candidata é negra, justamente a da Bahia: Priscila Cidreira. É bom lembrar que, em quase 60 anos do concurso, apenas  uma negra foi Miss Brasil: a gaúcha Deise Nunes, em 1986.


Priscila Cidreira Santiago,  é estudante de Psicologia, tem 22 anos, 1,73m, foi eleita Miss Bahia e é única negra no concurso Miss Brasil 2013.
A pergunta que fica é: será que não existem mulheres negras com o perfil de miss nestes 26 estados do Brasil?

Leia também:

A eleição de Miss Negra é muito boa para a autoestima da mulher negra que, independentemente de beleza, vem se impondo, deixando de se colocar em uma posição inferior. Mas ainda são esporádicas as conquistas do título de beleza por mulheres negras. Isso não quer dizer que somente negras devam vencer os concursos de Miss, existe beleza em todas as etnias. As misses que representam os países são sempre louras, de olhos claros, dando uma falsa impressão de uma Europa incrustada no Universo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário e volte sempre!

Informativo KMM

COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL

BLOG: Informativo KMM

Minha foto

Com bela fotografia e conteúdos ecléticos, o BLOG Informativo KMM tornou-se um guia indispensável para o encontro dos profissionais e empresas do setor. Acompanhe e VISITE O BLOG! http://informativokmm.blogspot.com.br