24 maio 2014

Intercom! Último Painel discute o consumo midiático do jovem

Na sequência: Mariângela Toaldo (UFRGS), Rodrigo Scherrer (UFES), Daniela Zanetti (UFES), Anderson Ortiz (UFRJ) e Camila Pereira (UFRJ).
Na sequência: Mariângela Toaldo (UFRGS), Rodrigo Scherrer (UFES), Daniela Zanetti (UFES), Anderson Ortiz (UFRJ) e Camila Pereira (UFRJ).


Por Fafi Firmo e Jordana Estevão

A última mesa de debates do Intercom aconteceu às 9 horas, no Cineteatro. O tema foi “Jovem e Consumo Midiático em Tempo de Convergência: resultados preliminares da pesquisa junto aos jovens da região sudeste”. A mesa foi composta pelos professores Anderson Ortiz (UFRJ e FACHA), Camila Pereira (UFRJ), Daniela Zanetti (UFES), Rodrigo Scherrer (UFES) e Mariângela Toaldo (UFRGS) fazendo a mediação dos debates.
Durante o evento, os palestrantes apresentaram pesquisas em relação ao uso de smartphones e do computador. Anderson Ortiz realizou uma pesquisa sobre o uso desses aparelhos tecnológicos em todo o sudeste. Uma curiosidade apontada pelo professor foi que 0% das pessoas que usam o computador ouvem rádio simultaneamente.
O Espírito Santo se destaca na questão das redes sociais. O estudo apontou que 100% dos entrevistados do Estado utilizam o Facebook somente para lazer. Minas Gerais e Rio de Janeiro também chamam atenção quanto ao Facebook. 100% das pessoas dos dois estados utilizam diariamente a rede social.
Daniela Zanetti apresentou a pesquisa, realizada com dez universitários de baixa renda da Grande Vitória. Daniela concluiu que as redes sociais desses jovens giravam basicamente em torno de música e séries. A banda Red Hot Chilly Peppers foi a mais curtida entre eles.
Um fato peculiar das pessoas quanto a redes sociais é que mesmo deixando de usá-la, o usuário não a deleta. Um exemplo é o Orkut. Um possível motivo para esse acontecimento é de que o site pode funcionar como arquivo pessoal, onde se guarda fotos e outros dados pensando que futuramente o conteúdo será utilizado. Outra possibilidade é de que as pessoas não apagam o perfil porque ele pode servir como uma espécie de agenda online, com contatos de quem não se atualizou na rede.   http://www.intercomsudeste2014.com.br/?p=607

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário e volte sempre!

Informativo KMM

COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL

BLOG: Informativo KMM

Minha foto

Com bela fotografia e conteúdos ecléticos, o BLOG Informativo KMM tornou-se um guia indispensável para o encontro dos profissionais e empresas do setor. Acompanhe e VISITE O BLOG! http://informativokmm.blogspot.com.br