10 junho 2014

LIBERDADE DE MANIFESTAÇÃO DO PENSAMENTO

Por Ana Paula Rosa UTFPR


A liberdade de pensamento compreende “o domínio da consciência, de pensamento e sentimento; absoluta liberdade de opinião” seja sobre temas práticos, científicos, morais ou religiosos.
Contudo, há o direito de expressar e publicar estes pensamentos e opiniões que são coisas distintas.
O primeiro fala da liberdade de pensar e opinar, o segundo de tornar estes pensamentos e opiniões públicos. 
Segundo Alexandre Silva (2012, p.10) a liberdade de expressão assegura a cada um o direito de exprimir livremente suas ideias e opiniões, o que é condição para a autodeterminação humana, pois de que adianta o homem ter opiniões senão puder expressá-las?
Motivos para o debate de opiniões
 a) a opinião censurada pode ser a verdadeira;
b) a opinião censurada pode conter uma parte da verdade, por isso a importância do conflito;
c) mesmo que a opinião geralmente aceita constitua toda a verdade, somente se ela for contestada será compreendida por valores racionais e não preconceitos;
d) se não for contestada , poderá enfraquecer-se não surtindo efeito sobre a conduta das pessoas e o não real pode ser tomado como verdade.  
 LIBERDADE DE MANIFESTAÇÃO DO PENSAMENTO
 A padronização do modo de pensar é tão maléfico quanto a tirania. Ex. teoria do jornalismo se fala num estudo chamado Espiral do Silencio – Medo de se manifestar. Eleições .

Cercear a liberdade de pensamento e de expressão constitui uma forma de dominar o homem, um modo de torná-lo submisso
  A liberdade de escolha só se dá pela ampla liberdade de expressão e de opinião, pois o enfrentamento dos contrários é que estimula a avaliação de determinada questão.


Os juristas consideram que o que determina a influência na ação do homem não são as palavras, mas o comportamento, sendo que este sim deve ser reprimido.  Ou seja é o que se faz, não o que se diz.
A liberdade de manifestação do pensamento é um direito fundamental previsto juridicamente em todos os países, mas que gradativamente parece ir se dissipando. O pensamento individual cede espaço para a opinião pública. Mas que opinião é essa?
“ A liberdade  é a substância e a expressão da vontade “ Georg Wilhelm Friedrich Hegel foi um filósofo alemão. Recebeu sua formação no Tübinger Stift,. Hegel foi um dos criadores do idealismo alemão e naturalmente da génese do que é chamado de hegelianismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário e volte sempre!

Informativo KMM

COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL

BLOG: Informativo KMM

Minha foto

Com bela fotografia e conteúdos ecléticos, o BLOG Informativo KMM tornou-se um guia indispensável para o encontro dos profissionais e empresas do setor. Acompanhe e VISITE O BLOG! http://informativokmm.blogspot.com.br