18 junho 2014

Pesquisa de mercado: Como melhorar seus produtos

Fonte: http://www.saiadolugar.com.br/

Iniciamos a série de artigos sobre pesquisa de mercado falando sobre como fazer uma pesquisa de mercado para lançar seu produto/serviço. Hoje o foco é outro, como fazer uma pesquisa de mercado para melhorar os produtos/serviços que você já vende.
Lembre-se que o mercado é como a selva: não é necessariamente o mais forte que sobrevive, é aquele que consegue se adaptar mais rapidamente. Ou seja, com inteligência e inovação você pode brigar com concorrentes muito maiores e com mais dinheiro.


A importância da inteligência de mercado
Quem disse que a inteligência não supera a beleza?


Só faça essa pesquisa com quem já é seu cliente
Mais uma vez, você não está buscando tendências globais de consumo. Seu objetivo é conseguir informações relevantes para tomar decisões sobre sua estratégia.
Os gurus dos conceitos de Lean Startups, metodologia de desenvolvimento de produtos que usamos, recomendam que a pesquisa seja respondida por pessoas que:
  • Experimentaram a funcionalidade principal do seu produto/serviço: Quem comprou e não usou não adianta muito
  • Já usaram o produto pelo menos 2 vezes: A primeira impressão nem sempre é a que fica
  • Usaram seu produto nas últimas 2 semanas: Pessoas com a memória fresca dão informações mais relevantes
Descubra se o que você vende é útil
Principalmente nas empresas de tecnologia existe um problema muito grande: nunca sabemos se o que estamos criando é realmente útil ou é apenas “bacanudo”. Para identificar esse problema, existe um conceito chamado Product/Market Fit (sincronia do produto com o mercado).
A maneira mais fácil de descobrir se há utilidade no que você criou é perguntando como as pessoas se sentiriam se seu produto deixasse de existir. Se 40% ou mais falarem que ficariam “muito desapontadas”,  meus parabéns!
Se a taxa de pessoas muito desapontadas for menor que 40%, vale a pena reavaliar seu modelo de negócios (leia mais sobre esse conceito).
Entenda como o cliente te enxerga
Isso vale pra tudo na vida: é impossível planejar exatamente como que as pessoas vão te enxergar.
Numa pesquisa de mercado com clientes, você precisa descobrir como eles chegaram até você, se são seus entusiastas (recomendariam para outras pessoas) e principalmente, o maior valor que enxergam no seu produto (essa informação será mostrada em letras garrafais no seu material de vendas).
Conheça seus concorrentes
Apesar da parte importante do seu mercado ser o seu cliente, não custa nada perguntar o que ele usaria como substituto caso seu produto parasse de existir.
Acredite, você tem mais concorrentes do que imagina. Perguntar ao cliente usos alternativos ao seu produto é sempre uma boa.
“Tá bom, mas como eu faço isso?”
Como não há necessidade de reinventar a roda, nós gostamos de usar um modelo de pesquisa de mercado baseado em 8 perguntas (modelo de questionário de pesquisa de mercado).
Para criar o questionário, recomendamos o uso do Google Forms. Aprenda a usá-lo no artigo Como criar um questionário de pesquisa de mercado em 5 passos.
Se quiser se aprofundar no assunto, dia 28/05/2011 começa o Mockup, nosso curso online sobre como começar sua empresa.
O curso será dado por nós e contaremos como foi nosso aprendizado desde a concepção da ideia da Empreendemia até dicas de sobrevivência pro dia-a-dia.
Se você quer começar sua empresa de base tecnológica ou quer reavaliar estratégias de crescimento, aproveite a chance de aprender com nossa experiência. Confira a grade do curso aqui.
Caso tenha alguma dúvida, veja mais informações ou mande um e-mail pra millor@empreendemia.com.br.
Abraços,
Millor Machado (criando, pesquisando, melhorando, recriando, pesquisando…)
Confira os outros posts da série sobre pesquisa de mercado:

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