08 agosto 2014

PROJETO NA CIDADE DE CURITIBA __ A INTERVENÇÃO URBANA

A constituição brasileira garante o direito à liberdade de expressão, ou seja, as pessoas podem e irão pleitear por suas causas de alguma forma. É aí que ingressa algumas normas à respeito do bom senso comum, por exemplo, neste caso levanta-se algumas questões: 
As prostitutas comportam-se como vândalas? Ou são apenas manifestantes de uma categoria profissional utilizando-se de um instrumento público? Podemos inseri-las como mais um problema social? Como solucionar ou absorver, a tal manifestação, a fim de caracterizar esse formato de intervenção que se instalou no cenário urbano de Curitiba?

PROJETO NA CIDADE DE CURITIBA: o que vem primeiro, o indivíduo ou a sociedade? Os indivíduos moldam a sociedade ou a sociedade molda o indivíduo? Em poucas palavras podemos afirmar que indivíduos e sociedade fazem parte da mesma trama tecida pelas relações sociais. Não há separação entre eles. Após a leitura do artigo produzido pelo Grupo de Estudos sobre Trabalho Sexual publicado no jornal paranaense Gazeta do Povo cujo tema central questiona as medidas adotadas no Rio de Janeiro e em Curitiba, para reprimir, coibir os anúncios e propagandas de prostituição em orelhões, resolvi recriar uma intervenção urbana a partir de um aparelho telefônico público, atualmente esse objeto, quase em desuso, constantemente transforma-se em alvo atraente para manifestações que desafiam as autoridades, incluindo o próprio vandalismo. A solução desse problema, não parece ser tão simples. Porém com um pouco de criatividade, e espírito de cidadania, concluímos que podemos encontrar outras formas benéficas para reutilizar o espaço/objeto, à serviço da sociedade. (Leia em: http://grupodeestudostrabalhosexual.wordpress.com/2012/04/27/rio-e-curitiba-adotam-medidas-para-reprimir-propagandas-de-prostituicao-em-orelhoes/)


ORELHÕES DAS RUAS E AVENIDAS DO CENTRO DE CURITIBA:
 UMA LITERATURA PERIFÉRICA
  
MINHA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO URBANA VISA A CRIAÇÃO DE CAMPANHAS DE COMUNICAÇÃO A PARTIR DE AÇÕES, ATITUDES, COMPORTAMENTOS DE CUNHO SOCIAL, ORIENTADAS EM CONFORMIDADE COM PRECEITOS ÉTICOS, TOMANDO COMO BASE OS DIREITOS HUMANOS.

  


  
SUGESTÃO: PODERÍAMOS UTILIZAR OS ORELHÕES PARA ENFATIZAR POR EXEMPLO, CAMPANHAS CONTRA O CÂNCER DE MAMA

O projeto NA CIDADE DE CURITIBA foi desenvolvido pelos alunos do 1º Semestre do Curso Bacharelado em Comunicação Organizacional da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Os trabalhos elaborados pelos discentes, recebem a orientação da Publicitária Anuschka Reichmann, nossa professora,  ministrante da disciplina: Comunicação & Criatividade.

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