07 setembro 2014

CASO ARANHA


Quem massacrou a pobre torcedora do Grêmio?



Resultado de imagem para CASO ARANHA

Resultado de imagem para CASO ARANHA

Muitos estão com pena da torcedora do Grêmio que, com suas injúrias raciais, levou à exclusão do Grêmio da Copa do Brasil.
Leio aqui e ali que estão fazendo uma maldade com o Grêmio, que é tudo culpa da mídia, e com a guria.
Ela é bem crescidinha para saber o que estava fazendo.
Quem fez a maldade foi a torcida que ofendeu o goleiro do Santos.
Mas a moça merece atenuantes. Não agiu sozinha.
Se, de fato, como sustentam certos gremistas, o termo macaco não é usado por eles com intenção racista, por que não se apresentam na delegacia e dizem que cantaram  e gritaram também? Por que não lançam a campanha “somos todos Patrícia”?

Resultado de imagem para CASO ARANHA

Ela disse que só foi no embalo. Logo, havia embalo, mais gente estava fazendo o mesmo. Por que não assumem se era apenas um grito inocente no calor do jogo? Por que deixam uma única torcedora afundar sozinha? Por que não se solidarizam?
Por que se escondem? Por que negam? Por que deixaram a moça se ferrar sozinha?
Se o termo macaco não é gritado com conotação racista, por que não é usado para insultar goleiros brancos que fazem cera?
Por que não é gritado para jogadores brancos do Internacional, que adotou um macaquinho como mascote na tentativa de diluir com humor as brincadeiras de teor duvidoso enfrentadas ao longo do tempo e dos jogos?
O mascote do Santos não é macaco. O Inter não estava em campo.
A cena não é inédita. O Grêmio, que não é racista, não tomou providências  consistentes antes. Depois do ocorrido, a atual direção foi nota dez. Atuou como deveria. Fez tudo certo. Identificou, suspendeu, entregou imagens. Só que era tarde. Pode ser que o Grêmio seja perdoado em instância superior. Não dizem que o Brasil é o país da impunidade? É o que muitos estão defendendo agora. Se isso acontecer, o racismo sairá mais uma vez vencedor. Apenas mais um capítulo numa longa história de panos quentes. O Grêmio não é o único clube brasileiro a ter torcedores que cometem atos racistas, mas foi o primeiro a ser punido. O importante é que outros venham a ser sancionados também. Tem gente tentando minimizar, relativizar, desculpar.
Aranha e todos os negros que já foram chamados de macacos em estádios de futebol merecem mais do que desculpas estratégicas ou sinceras. Merecem que os agressores recebam algum tipo de punição para que esse tipo de infâmia nunca mais aconteça. A imagem de qualquer clube de futebol é menos importante do que o combate ao racismo e a todo tipo de preconceito.
Essa imagem, de resto, deve ser preservada com atitudes permanentes contra manifestações preconceituosas.
A luta contra o racismo no mundo sempre teve algum fato detonador. Os agressores, enfrentados, sempre reagiram com o mesmo pseudoargumento: se todo mundo faz, por que eu vou pagar? Porque é preciso que se comece a pagar.
Os que sentem pena da moça, execrada enquanto seus cúmplices se escondem, sentem o que por Aranha?
Há quem não sinta assim tanta pena da moça, mas só queira livrar o Grêmio da parada. Os torcedores representam o clube da sua afeição. No caso, não há qualquer manipulação. Não eram infiltrados para prejudicar o Grêmio. Aqueles que persistiram no jogo seguinte passaram recibo. Enquanto muitos se preocupam com a imagem dos clubes, há algo mais importante com o que se preocupar: a imagem dos negros. É abominável que em 2014 grupos organizados chamem negros de macacos.
Existe racismo. consciente ou inconsciente, na afirmação de que está havendo exagero na condenação. Nas entrelinhas desse argumento, aparece algo como “tanto barulho só porque um negro foi chamado de macaco”. E uma conclusão só aparentemente sensata: “Quantas vezes isso aconteceu antes?” Ou “Todo mundo faz”. Não, nem todo mundo faz.
Para quem insiste em não ler esta parte: manifestações homofóbicas, inclusive de parte da torcida do Inter, são igualmente condenáveis. O tempo de se divertir insultando os outros terminou.
O resto é enrolation.




http://www.correiodopovo.com.br/blogs/juremirmachado/2014/09/6370/quem-massacrou-a-pobre-torcedora-do-gremio/?fb_action_ids=694927120599098&fb_action_types=og.likes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário e volte sempre!

Informativo KMM

COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL

BLOG: Informativo KMM

Minha foto

Com bela fotografia e conteúdos ecléticos, o BLOG Informativo KMM tornou-se um guia indispensável para o encontro dos profissionais e empresas do setor. Acompanhe e VISITE O BLOG! http://informativokmm.blogspot.com.br