11 outubro 2014

V SEMINÁRIO PRESENÇA AFRICANA NO BRASIL


Seminário discute o legado do ensino da história afro-brasileira e africana na educação nacional
10/10/2014

Entre os dias 14 e 16 de outubro, ocorre a quinta edição do Seminário Presença Africana no Brasil, que discute o parecer que institui o ensino obrigatório da cultura e da história afro-brasileira e africana na educação nacional. O evento será no auditório do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná (APP), em Curitiba. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo e-mail daeso-ct@utfpr.edu.br, com indicação do nome, RG, instituição e área de atuação. 
Durante três dias, acadêmicos e militantes de movimentos negros irão debater os legados do Parecer 03/2004 e da resolução 01/2004, redigidas pela professora Petronilha Beatriz Gonçalves, que pesquisa questões raciais na Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Além do tema, o encontro também discute a presença de minorias étnico-raciais nas universidades e a luta contra o racismo na educação. 
A última edição do Seminário Presença Africana no Brasil foi realizada em dezembro de 2012. O evento tem promoção do Departamento Acadêmico de Estudos Sociais da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (DAESO-UTFPR), do Programa de Pós-graduação em Tecnologia (PPGTE), do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas e da Seção Sindical dos Docentes da UTFPR (SINDUTF-PR). 
“O seminário vai servir como um espaço de consciência, que suscita o debate sobre o racismo na educação. Vamos celebrar os dez anos do ensino obrigatório de ensino de história da África, que reconheceu a presença dos negros na trajetória desse país. Mas é preciso mais, especialmente em épocas como essa, quando as pessoas apelam para o preconceito para justificar posições políticas e ideais”, diz Ivo Pereira de Queiroz, um dos organizadores do evento.  

Homenagem:

Este ano, os homenageados no seminário são o professor Jaime Tadeu da Silva e a pesquisadora Dalzira Maria Aparecida (Iyá-Guña). Ambos fizeram história nas lutas raciais em Curitiba. Tadeu, além de militante pela causa docente, também integra a Associação Cultural de Negritude e Ação Popular (Acnap) e foi responsável pelo curso pré-vestibular para afrodescendentes da entidade, em Curitiba. Referência na religião candomblé, a Iyálorixatua Dalzira atua com movimentos raciais desde a década de 1960 e chegou a ser perseguida na ditadura militar por causa de sua militância. 

Programação:

Terça-feira, 14 de outubro:
19h - Abertura
19h30 – Conferência: “A universidade e o combate ao racismo”, com Maria Nilza da Silva, da Universidade Estadual de Londrina (UEL). 
Quarta-feira, 15 de outubro:
8h30 – Mesa Redonda: “Dez anos do parecer de Petronilha Beatriz no CNE: avaliações e perspectivas”, com Wanderson Flor do Nascimento, da Universidade de Brasília (UnB), e Maria Nilza da Silva, da UEL.
10h30 - Mesa redonda: “Identidades Vinculada à Presença de Minorias Étnico-Raciais na Universidade”, com Norma da Luz Ferrarini, Francine Rocha e Ana Elisa de Castro Freitas, da Universidade Federal do Paraná (UFPR). 
14h – Conferência: “Ministério Público, Direitos Humanos e o Enfrentamento do Racismo nas Instituições de Ensino Superior”, com o procurador Olympio de Sá Sotto Maior Neto, do Ministério Público do Estado do Paraná. 
16h - Diálogo com estudantes sobre questões raciais.
17h30 - Momento cultural. 
Quinta-feira, 16 de outubro:
8h30 – Conferência: “Filosofia Africana,” com Wanderson Flor do Nascimento, da UnB.
10h30 - Mesa redonda: “Presença de estudantes negros na universidade - mitos e realidades”, com a participação de José Antônio Marçal, do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da UFPR, e de Rosa Amália Espejo Trigo. 
14h – Palestra: “A educação no cotidiano do terreiro de candomblé”, ministrada por Dalzira Maria Aparecida (Iyá-Guña). 
16h – Encerramento do evento com homenagens a Jaime Tadeu da Silva e a Dalzira Maria Aparecida (Iyá-Guña) pela história de combate ao racismo.

V SEMINÁRIO PRESENÇA AFRICANA NO BRASIL
Quando: 14 a 16 de outubro de 2014.
Onde: Auditório do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná, na Avenida Iguaçu, nº 880, no bairro Rebouças, em Curitiba. 
Inscrições: pelo e-mail daeso-ct@utfpr.edu.br (indicando nome, RG, área de atuação e instituição) ou na terça-feira (14), antes da abertura do evento.
Informações: (41) 3310-4637.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário e volte sempre!

Informativo KMM

COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL

BLOG: Informativo KMM

Minha foto

Com bela fotografia e conteúdos ecléticos, o BLOG Informativo KMM tornou-se um guia indispensável para o encontro dos profissionais e empresas do setor. Acompanhe e VISITE O BLOG! http://informativokmm.blogspot.com.br