04 dezembro 2014

Theatro São Pedro “Análise da Comunicação Organizacional a partir da comunicação online dessa instituição.

 


DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO
CURSO DE BACHARELADO EM COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL

    
PESQUISA & BRIEFING
   http://www.teatrosaopedro.com.br/
Por: Kelly Cristiane dos Santos

  



Trabalho apresentado às disciplinas de
Projeto 1  Comunicação e Criatividade 
1° semestre do Curso do   
                      Bacharelado em Comunicação Organizacional
Profs. João Augusto Moliani e Anuschka Lemos



“Análise da Comunicação Organizacional a partir da comunicação online do Theatro São Pedro localizado em Porto Alegre, no Estado do Rio Grande do Sul - Brasil”.

                     

CURITIBA/PR
08/2014

SUMÁRIO



I PESQUISA

1 DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

Pesquisadora: Kelly Cristiane dos Santos

2 TÍTULO

3 OBJETO  DE PESQUISA

O Theatro São Pedro é um teatro brasileiro localizado em Porto Alegre, cidade com 1.472.482 habitantes[1], no Estado do Rio Grande do Sul.  É o teatro mais antigo desta capital e também um dos mais antigos do Brasil. A entidade de cunho cultural, presta relevante serviços à comunidade do extremo sul do país, oferecendo cultura, arte e entretenimento.Foi inaugurada em junho de 1858, época em que Porto Alegre denominava-se  Província de São Pedro.  Localizada no Centro Histórico, a casa de espetáculo é considerada uma das mais belas do país. A construção tem o estilo barroco português e, internamente, veludo e ouro na decoração.  A disposição da plateia, em forma  de ferradura, é característica do teatro italiano da época.  O prédio é tombado pelo Patrimônio Histórico Estadual desde 1984. 
Aberto ao Publico de terça a sexta, a partir das 13h.
Praça Marechal Deodoro s/nº -  
Centro Histórico - Porto Alegre - RS 
Telefone: (51) 3227.5100

4 OBJETIVO

O objetivo deste estudo é buscar os aspectos positivos e negativos do site, as crises na comunicação, e sugerir, se necessário, algumas transformações para um resultado pleno.
 A análise visa relacionar a Teoria da Comunicação com o estudo do uso da internet como ferramenta comunicativa e sua importância na contemporaneidade através da observação do website do Theatro São Pedro.

5 CRONOGRAMA

Esse projeto será desenvolvido durante o primeiro semestre letivo do ano de 2014, com previsão de entrega e apresentação no mês de setembro do mesmo.

6 MÉTODOS DE PESQUISA

O desenvolvimento da metodologia e pesquisa ocorre através da análise dos seguintes aspectos do site:conteúdo informativo, públicos alvo, comunicação institucional, criatividade, características mercadológicas e serviços.


II INTRODUÇÃO

O presente trabalho analisa a organização física e espaço virtual do: “Theatro São Pedro”,seu site e comunicação online, demonstrando a importância da internet como ferramenta auxiliar no desenvolvimento e globalização da identidade e a comunicação desta instituição propriamente dita com a finalidade de atingir, informar e reter o público alvo de todas as classes já que estamos vivendo na era das inclusões sociais, cultural e digital.
O Theatro São Pedro é um polo artístico e cultural de primeira ordem no Brasil onde grandes personalidades do mundo artístico mundial e político já fizeram contribuições inesquecíveis ao desenvolvimento cultural de nosso país.
A aparição da internet no cenário mundial como uma ferramenta já incorporada no cotidiano, mudou definitiva e singularmente os métodos utilizados para a divulgação das informações de interesse de todo tipo de organizações (instituições e empresas).
A comunicação online é uma ferramenta de acesso à informação e um método de interagir com os conteúdos apresentados pelas organizações no mundo virtual.
O desafio consiste em transmitir um determinado perfil, construindo uma imagem, uma identidade que o público alvo aprove, gerando conceitos, símbolos e atitudes que posicionem a empresa como referencial no mercado onde se insere, atraindo também uma resposta positiva da comunidade com a qual interage e segmenta.
                                                                                                                       

III BRIEFING

1 INSTITUCIONAL

1.1 Dados gerais do cliente

O Theatro São Pedro contabiliza em 2014, seus 156 anos oferecendo os melhores espetáculos artísticos do Brasil e do mundo para a grande plateia porto alegrense.
É uma instituição firmemente, tradicional,posicionada na realidade cultural de Rio Grande do Sul e da capital gaúcha em particular. Tem uma organização renovada, pujante e vigorada, com uma comunicação online estruturalmente bem organizada e realçada com um design elegante e atrativo.

1.2Histórico

O teatro fundado em 1858 teve sua estreia numa noite de gala. A grandiosidade da edificação o transformou em polo artístico, social e político no país. Durante 126 anos o teatro recebeu em seus camarotes, galerias e palco diversas personalidades artísticas: Arthur Rubinstein, Villa-Lobos, Eugène Ionesco, Cacilda Becker, Marcel Marceau, Olavo Bilac, entre outros, e políticos como Getúlio Vargas e Borges de Medeiros.
Contudo, os cupins marcaram uma pausa na história do TSP, que por pouco não desabou durante um concerto. Então, em 1973, o espaço foi fechado devido às precárias condições de segurança e mau estado de conservação. O prédio centenário, a partir de 1975 passou por uma restauração qual foi concluída após nove anos. Finalizado, foi é devolvido à comunidade em 28 de junho de 1984 graças à dedicação da sua Gestora Cultural, a Sra. Eva Sopher.  Dona Eva (como é conhecida), assumiu em 1975 a direção do Theatro São Pedro, com a incumbência de dirigir as obras da total reconstrução e restauração deste monumento histórico-cultural do Estado do Rio Grande do Sul.
Seus 1.880 metros quadrados de área útil foram dotados de todos os recursos modernos: equipamentos cênicos, serviços hidro sanitários e um moderno sistema de iluminação.
Com a criação da Fundação Theatro São Pedro, em 18 de março de 1982, há 32 anos pretéritos, Dona Eva foi nomeada, pelo Governador do Estado naquela ocasião, como a Presidente da Fundação TSP. Um mês depois de reaberto, o então Governador, Jair Soares assinou a portaria autorizando o tombamento do prédio.
A Sra. Eva Sopher atualmente com 91 anos, abraçou desde aquela época o Theatro São Pedro e o resultado foi que, desde então, esta importante personalidade fundiu sua imagem tão fortemente ao prédio que hoje é impossível falar de um sem mencionar o outro.
Ativo à comunidade porto-alegrense o teatro repousa em sua sede localizado no Centro Histórico da capital gaúcha. Onde reuni outro ambicioso projeto: um enorme complexo cultural com tecnologia e recursos de ponta batizado de Multipalco. O Multipalco e o Theatro São Pedro, juntos, possuem um espaço físico maior que o do Lincoln Center de Nova Iorque. O projeto ocupa mais de 20 mil metros quadrados agregados ao Theatro São Pedro voltados para disseminação da cultura e do lazer, com teatros, salas para oficinas, restaurante, o foyer com quatro lojas, cafeteria para atender ao público, espaço para orquestra e corpo de baile, e estacionamento.
No ano de 2005, 2006 e 2007, o MULTIPALCO foi tomando forma, surgiu um prédio de seis andares, com espaços múltiplos para todas as manifestações das artes de palco. Quando concluído, o Multipalco contará com teatro italiano, teatro oficina, concha acústica, sala para corpo de baile, sala para orquestra e sala de naipes, sala para entrevistas coletivas e reuniões, salas para ensaios, praças e outros serviços que conferem conforto, entretenimento e lazer. O Complexo Cultural Theatro São Pedro & Multipalco é um dos maiores complexos culturais da América Latina.
No site do teatro curiosamente, não esta em evidencia a informação sobre os princípios jurídicos da instituição.
Pesquisando algumas informações na internet, temos acesso à informação que o novo diretor artístico do teatro São Pedro é o maestro Luiz Fernando Malheiro , notícia de primeiro de junho deste ano e a Sra. Eva Sopher prossegue trabalhando como Gestora Cultural, priorizando as suas atividades principais para a fundação.

1.3 Organograma principal

 Atualmente um site não possui apenas valor institucional, por oferecer um produto ou serviço aos clientes. O objeto de análise é identificar a empresa e seu propósito, abordar com presunção a sua utilidade e agilidade para quem acessa seu website. O ambiente virtual deve demonstrar quais serviços estão disponíveis, incentivando o simpatizante a visitar fisicamente o espaço real da instituição. Também deve exibir, quais são as possibilidades e funcionalidades concedidas para informar, interagir com o público, favorecendo a comunicação.

1.4  Ramo de atividade

A divulgação e promoção de diversas atividades do mundo artístico em geral são valores inegáveis que este complexo cultural perpetua, com especial ênfase na música, no teatro e na dança.

2 PRODUTOS E SERVIÇOS

O site do teatro São Pedro é dinâmico e bem organizado, com nove ramificações entre as quais é bom destacar o tour virtual guiado, uma boa narração da história do teatro, os preços da bilheteria, a programação exibida, e os serviços oferecidos pelo complexo cultural. Entre os serviços destaca-se cafeteria, a Associação dos Amigos do TSP, a chapelaria, a loja TSP (Theatro São Pedro), o estacionamento, os termos de locação e as informações técnicas do próprio teatro.

3  PRINCÍPIOS E FILOSOFIA

Uma carência importante do site radica justamente neste ponto, onde não evidencia a missão, nem a visão, nem outros princípios jurídicos que estipulam a filosofia da instituição.

4  PÚBLICO

O complexo multicultural a princípio atende a todo tipo de público e nas classes: A B C e D, de qualquer maneira pela natureza das atividades desenvolvidas ocorrem naturalmente uma forte segmentação do público classe A/B, onde as pessoas com um grau cultural e educativo mais elevado geralmente são os frequentadores assíduos dos espetáculos apresentados.

5 MODERNIZAÇÃO E CONCORRÊNCIA

Depois de sua reinauguração em 1984 e a criação do Multipalco, este complexo cultural com mais de 20.000 metros quadrados é sem dúvidas um dos maiores complexos culturais da América Latina. Pela natureza e às vezes pela grandiosidade dos eventos apresentados à concorrência, outros teatros da capital gaúcha, passam a ter uma simplória relevância significativa.

6 COMUNICAÇÃO E PROMOÇÃO

O Teatro conta com o apoio da Secretaria da Cultura do Governo do Rio Grande do Sul, e também com a associação de amigos do Theatro São Pedro, entre outras parcerias com instituições públicas e privadas.
Na parte da comunicação online, o site exibe informação completa e detalhada dos diferentes espetáculos em cartaz, acesso ao calendário de eventos, assim como detalhes sobre os serviços que o complexo oferece incluindo as vantagens de se associar e, ou contribuir com a instituição. Também apresenta um mapa local para indicar a rota até o teatro.

IV ANÁLISE DO SITE

As categorias de análise que se apresentam como estratégias de comunicação consideradas norteadoras dessas práticas estão representadas nas abas e hiperlinks presentes no site.
Apresentação da organização
O Complexo Cultural Theatro São Pedro & Multipalco é uma empresa de entretenimento social que possui uma política de qualidade a qual permite consolidar o desenvolvimento, o crescimento e a manutenção da cultura em seus mais variados nuances e com foco nos mais diversos públicos. Os usuários, associados e visitantes, contam ainda com inúmeros espetáculos distribuídos em uma ampla programação anual. Adicionalmente, têm à sua disposição um número significativo de contribuintes e apoiadores locais e nacionais, tanto pessoa física quanto jurídicas.
Pontos de identidade visual
A linguagem utilizada é o português formal, segundo as normas ortográficas vigentes da língua portuguesa a grafia correta é teatro e não theatro. A partir do século XVI, com o despertar dos estudos humanísticos, difundiu-se o uso de grafias etimológicas (ou pseudo etimológicas), denotando o desejo de justificar as palavras vernáculas através das suas antecedentes latinas ou gregas, genuínas ou imaginadas. Na estrutura da escrita do “Theatro” ao referir-se a esta instituição, manteve-se a letra H, oriunda da ortografia dos séculos passados. A logomarca do Theatro São Pedro diferencia-se da “logo” utilizada pelo projeto Multipalco, definindo a distinta natureza entre o teatro e o anexo. A Identidade Visual de ambos os espaços integrantes do complexo institucional cultural é bem marcante e de fácil entendimento com padrões de cores, formas e imagens apropriadas. O site esta no formato flash.
Ø  Sinalização virtual
Bem organizada, estrutura, renovada ciclicamente e de fácil acesso.
Ø  Hierarquia organizacional No site há a apresentação dos nomes dos gestores e suas respectivas funções: o quadro funcional é composto pela diretoria executiva, presidente e vice-presidente,diretor financeiro, e diretor administrativo. O Conselho Fiscal contém titulares no qual se enquadra a Sra. Eva Sopher e suplentes.Possui um conselho deliberativo com conselheiros permanentes, onde Dona Eva, se faz presente também, entre outros, e conselheiros eleitos. Há também uma Presidência do conselho deliberativo, composto pelo presidente, vice-presidente e secretária.

 Normas e regimento organizacional
Não destacados no site, ao pesquisar no link acervos, se encontra a historiografia.
Acesso em língua estrangeira
Não. Possibilita a leitura somente em português. 
 Sistema de busca interna de informações
Sim, caixa de busca acessível e específica.
Contato, fale conosco, ouvidoria
Sim, centralizado no inferior do site com todos os meios possíveis de contato.
Projetos institucionais
A instituição possui o Multipalco um espaço que agregado à casa de espetáculos, repleto de inovações, o qual também receberá peças de teatro, curta metragem e projetos musicais entre outras manifestações culturais de grande e pequeno porte. O site não expõe outros projetos.
Serviços on-line Destinados às pessoas físicas e jurídicas tem por finalidade principal oferecer serviços e informações sobre seus espetáculos culturais, os internautas encontram facilmente as novidades da programação.
Espaço para imprensa  Contato direto com a assessoria de imprensa local.
Presença TV e Rádio on-line: Não, mas o site exibe vídeos, sem legendas.
Disponibilização de “fale conosco” ou “contato” interativo
Sim, no site possibilita realizar contato via telefone/e-mail.  Também se pode entrar em contato com o setor de recursos humanos. O site democratiza a oportunidade de enviar criticas, sugestões e elogios anexando seu correio eletrônico para que o emissor receba o retorno. 
 Presença de chats  Não. Ausência de hiperlinks para redes sociais.

1 RESULTADOS OBTIDOS

1.1 Pontos Positivos

Constituído de várias abas informativas e sublinks para facilitar melhor navegação, o site do TSP possui informações sobre: histórico, programação, “tour”(onde convida o internauta para um passeio virtual pelas dependências do complexo), serviços, bilheteria online,com serviço de tele entrega exclusiva para os sócios do TSP (via AATSP Associação dos Amigos do Theatro São Pedro), galeria de fotos, contato, parceiros e colaboradores. Na aba que engloba a programação anual, observa-se uma amplitude de detalhes no conteúdo que promovemos espetáculos em cartaz, e riquíssima exibição de material fotográfico. O site também oferece o café teatro, espaço no qual os visitantes podem aproveitar o cardápio temático do café e o Buffet de chás. Existe também a opção de aquisição de ingressos gratuitos para espetáculos musicais e teatrais vigentes na programação, democratizando o acesso à cultura. Acessando o site os usuários podem inclusive escolher suas acomodações com antecedência entre os diferentes pontos de visão da plateia para o palco.Enfim, a página traz uma gama de informações sobre boa parte dos serviços que o compõe, sendo possível usufruí-los presencialmente ou programar-se à distância.

1.2 Pontos Negativos

Na análise do site do Theatro São Pedro não foi encontrado referencial sobre a missão, princípios,valores e filosofia da instituição. Na aba História consta pequeno acervo distribuído em fotos e textos explicativos.É inacessível à navegação em língua estrangeira,(somente em português) dificultando, portanto a divulgação do conteúdo ao público virtual internacional. Também não oferece um número relevante de material audiovisual. No site não se observa,um tratamento especial para pessoas com deficiência, como por exemplo: o acesso a informações multimídia com legenda para deficientes auditivos ou visuais. Não foi observada, nesta visita a página, algum tipo de campanha solidária e nem hiperlinks para redes sociais.



V CONCLUSÕES

Site com a comunicação satisfatoriamente constituída e de fácil navegação. Dividido em abas e hiperlinks informativos o que facilita o acesso. Informações concretas sobre todos os serviços disponíveis ofertados e promovidos pela instituição, serviços esses que podem ser verificados presencialmente através da visita ao complexo cultural.
Em outrora a ministra Marta Suplicy fez o seguinte comentário:
... “os grandes referenciais das pessoas além das casas onde elas vivem, são os monumentos, e o Theatro São Pedro é considerado um monumento da capital gaúcha”.

CONSULTA BIBLIOGRÁFICA


·         http://www.teatrosaopedro.com.br
·         pt.wikipedia.org/wiki/Theatro_São_Pedro_(Porto_Alegre)
·         http://www.welcometobrasil.com/tour/porto-alegre/360/foto-360-theatro-sao-pedro.html



[1] Fonte: Clic-RBS, Jornal Zero Hora de 28/08/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário e volte sempre!

Informativo KMM

COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL

BLOG: Informativo KMM

Minha foto

Com bela fotografia e conteúdos ecléticos, o BLOG Informativo KMM tornou-se um guia indispensável para o encontro dos profissionais e empresas do setor. Acompanhe e VISITE O BLOG! http://informativokmm.blogspot.com.br