16 dezembro 2014

SCHINDLER BRITÂNICO: ELE SALVOU 669 CRIANÇAS NA SEGUNDA GUERRA E NÃO SABIA QUE ELAS ESTAVAM SENTADAS AO SEU LADO

Emocionante: um programa da TV Britânica encheu o auditório com as crianças que um dia foram salvas pelo homem que é conhecido como o Schindler britânico. E ele não fazia a mínima ideia de que estava sentado ao lado delas.
Sir Nicholas Winton
Momento em que Nicholas Winton percebe que ao lado dele estavam as crianças que havia salvado

Não se sabe ao certo se temos uma missão em vida, não sabemos se há algum propósito. Refletindo nos sábios pensamentos de Forrest Gump (1994), não sabemos se cada um de nós tem um destino estabelecido ou se todos estamos existindo e vivendo de acordo com o que a vida nos oferece. Talvez sejam os dois, talvez as duas coisas aconteçam ao mesmo tempo. No entanto, nossa História é repleta de pessoas extraordinárias que fazem grandes feitos e inspiram todo o mundo, como anjos enviados de um glorioso céu para sentir a humanidade, e fazer algo por ela. Uma dessas pessoas extraordinárias é o filho de alemães judeus, o britânico Sir Nicholas Winton que nasceu em Londres a 19 de Maio de 1909, e tem uma história de determinação e coragem para ajudar aos outros. Sua história começa em 1939, antes do início da Segunda Grande Guerra, quando ele organiza o resgate de 669 crianças (a maioria delas era judia) na antiga Checoslováquia, antes que elas fossem enviadas aos campos de concentração nazistas.

Nicholas Winton

Pouco antes do natal de 1938, Winton foi até Praga para encontrar um amigo que o havia chamado para ajudar-lhe em trabalhos humanitários com os judeus - na parte da Checoslováquia que estava sob o domínio da Alemanha nazista. Nesta época, ele servia a Força Aérea Real da Inglaterra.Percebendo que não havia nenhum plano para ajudar as crianças que corriam risco de vida com os nazistas, ele mesmo organizou um plano de resgate para ajudá-las. Foi, então, que ele entrou em contato com a organização Refugee Children's Movement, em Londres, a fim de conseguir alojamento e dinheiro para aprovar a entrada na Inglaterra dos refugiados europeus perseguidos pelo nazismo. Ainda em 1938, a Inglaterra aprovou seu pedido, permitindo a entrada de refugiados com idade inferior a 17 anos, contanto que tivessem um lugar para ficar e £50 depositadas como garantia de pagamento de uma passagem para eventual retorno ao país de origem.


Nicholas Winton

Enquanto ele organizava o resgate, o boato de que havia um homem ajudando as crianças em Praga se espalhou, ficando conhecido como "o Britânico da Rua Wenceslas". Isto levou diversas famílias a procurar por sua ajuda, tentando incluir seus filhos em sua lista na tentativa de salvar suas vidas. Durante os nove meses seguintes, ele conseguiu evacuar 669 crianças, por um trem que seguia de Praga para Londres. Ao total foram oito viagens.
Um nono trem com 250 crianças deveria ter partido em setembro de 1939, mas este foi o dia em que o Reino Unido declarou guerra contra a Alemanha. O trem não saiu da estação e as crianças jamais foram vistas novamente.


Nicholas Winton
Nicholas Winton

A operação realizada pelo homem que hoje tem 105 anos, levou as 669 crianças em segurança até a Inglaterra entre os anos de 1938 e 1939. No entanto, ao término da Guerra, esta operação não tinha sido identificada, sendo completamente desconhecida por todos. Foi somente no ano de 1988 que sua esposa Greta descobriu um velho arquivo contendo um livro, datado de 1939, com os nomes e as fotografias de todas as crianças que foram salvas, juntamente com cartas aos pais destas crianças. O vídeo abaixo é uma reportagem sobre a sua corajosa e inspiradora história. A partir de 6min 30sg o vídeo mostra o emocionante momento em que Winston - sendo homenageado por um programa de TV britânico - percebe que estava sentado ao lado das crianças que um dia ele havia salvado. Winton foi agraciado com vários prêmios e homenagens ao longo dos anos. Em 1983, foi nomeado membro da Ordem do Império Britânicopor seu trabalho na instalação de asilos da sociedade Abbeyfield na Grã-Bretanha. Em 2002, foi elevado a cavaleiro pela rainha Elizabeth II em reconhecimento ao seu trabalho no salvamento das crianças judias. O asteroide 19384 Winton foi nomeado em sua honra pelo casal de astrônomos checos Jana Tichá e Miloš Tichý. Em 2008, Nicholas Winton foi homenageado pelo governo checo com a Cruz do Mérito do Ministério da Defesa, Grau I, e indicado pelo governo checo para o Prêmio Nobel da Paz de 2008.


Nicholas Winton

Nicholas Winton

Acredita-se que existam mais de cinco mil crianças chamadas de "crianças de Winton" que seriam descendentes das crianças que ele salvou. Apesar de seu grande feito, Sir Nicholas Winton afirma que não aceita ser visto como herói e fez o que fez simplesmente porque era o certo a se fazer. Simples assim.


Nicholas Winton

Nicholas Winton



PUBLICADO EM RECORTES POR REJANE BORGES

Fonte: http://obviousmag.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário e volte sempre!

Informativo KMM

COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL

BLOG: Informativo KMM

Minha foto

Com bela fotografia e conteúdos ecléticos, o BLOG Informativo KMM tornou-se um guia indispensável para o encontro dos profissionais e empresas do setor. Acompanhe e VISITE O BLOG! http://informativokmm.blogspot.com.br