11 agosto 2015

LUÍS XIV (1638 – 1715) - O que o Rei Sol deixou para a moda?

 publicado em design por

O fashion design está cada vez mais sofisticado, mas, em seus primórdios, deve reconhecer os legados que o rei Luís XIV institui ao longo do seu reinado.


luisxiv.jpg  
Luís XIV


Na França do final do século XVII, o que reinava era a monarquia absoluta do rei Luís XIV. A sua missão era de governar sem nenhuma limitação imposta pela constituição ou pela legislação. Sua famosa frase: “L’etat c’est moi” (eu sou o estado) definia toda a sua personalidade. Considerava-se representante de Deus na Terra. Proclamado como “Le Roi Soleil” (o Rei Sol) acreditava que, além do sol simbolizar a vida também era símbolo de ordem e rigor.

Apesar do seu discurso político, foi considerado um rei muito carismático e incentivador das artes. Responsável pela construção do Château de Versailles, grandioso e decorado com o seu inconfundível estilo, marcou fortemente um período com as suas características. Criou o que podemos considerar hoje de regras de etiqueta. 


Ballet_de_la_nuit_1653 wikipedia.jpg 
Figurino Ballet de la Nuit


Foi a partir de Luís XIV que Paris começou a se impor na Europa com novos padrões sociais, de comportamento, boas maneiras e moda. Ainda que fosse conhecido pelos maus odores que exalava devido à escassez de banhos, o rei era extremamente preocupado com a sua aparência. Era considerado baixinho por isso foi eternamente adepto dos saltos altos, sua marca registrada, copiado pela corte. Também foi usuário de grandes perucas, principalmente depois que começou a ficar careca, sempre ostentava uma vasta cabeleira artificial, o que virou moda durante anos. Vestia-se de uma maneira muito luxuosa, com tecidos nobres e acabamentos ricos em detalhes. O período era o Barroco. Repleto de suntuosidade e particularidades, o período foi representado na arquitetura, nas artes e nas roupas. 


saltoalto.jpg


Além de o Rei Sol ter revolucionado os costumes da época, fazendo escola e vivendo no luxo, apresentou, inclusive, hábitos que até hoje usamos no nosso cotidiano. Perfumes, saltos altos, gastronomia, salão de cabeleireiros e criadores de moda são algumas das heranças deixadas por ele. Pode ser considerado, também, o primeiro "formador" de uma escola de moda no mundo. Muitas pessoas seguiram seu estilo por anos.

O que hoje intitulamos tendência de moda foi implementado por um vaidoso que queria se diferenciar dos simples mortais e súditos para ser reverenciado como o sol.

Quem trabalha com o mundo do fashion design sabe reconhecer um trendsetter, uma estrela que dita moda. Talvez o maior presente que ganhamos tenha sido saber reconhecer e distinguir a importância do savoir vivre! A arte de viver bem.


Imagens: reprodução/internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário e volte sempre!

Informativo KMM

COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL

BLOG: Informativo KMM

Minha foto

Com bela fotografia e conteúdos ecléticos, o BLOG Informativo KMM tornou-se um guia indispensável para o encontro dos profissionais e empresas do setor. Acompanhe e VISITE O BLOG! http://informativokmm.blogspot.com.br